POTENCIAL PARA CADASTRO DE ÁREA DE SOLTURA DE ANIMAIS SILVESTRES EM PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE MURICI DOS PORTELAS-PI
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3094Palavras-chave:
ÁREAS DE SOLTURA DE ANIMAIS SILVESTRES, CAATINGA, CERRADO, ECOTURISMO DE OBSERVAÇÃO DE FAUNA, PIAUÍResumo
Introdução: As Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) são propriedades rurais propícias à soltura de animais silvestres obtidos por apreensão, resgate ou entrega voluntária, e são criadas a partir da vontade de proprietários interessados, após verificação e identificação de características ambientais adequadas. Essas áreas podem contribuir com a conservação ambiental e com o ecoturismo e educação ambiental, especialmente para comunidades rurais do seu entorno. Objetivos: Verificar as condições ambientais de propriedade rural particular no município de Murici dos Portelas-PI para criação de ASAS. Material e métodos: Fez análise de imagens públicas de satélite obtidas pelo Google Earth PRO e 3 visitas à propriedade (localização 3°15’46.96’’S, 41°57’04.25’’O), de junho a setembro de 2021, para identificação de fitofisionomia. Resultados: a propriedade possui 52 ha com vegetação nativa de Caatinga e Cerrado arbóreos em quase sua totalidade, em área de chapada, próxima a rios importantes para o estado do Piauí. Entre as ameaças identificadas estão o cercamento incompleto da propriedade, ausência de fonte de água no local e possível atropelamento de fauna em rodovia próxima. Destaca-se o fato de os proprietários terem posse legal do terreno e a intenção de transformar maior parte deste em Reserva Particular do Patrimônio Natural, o que contribuiria para a conservação da fauna e flora existentes no local. Conclusão: A localização da propriedade, próxima a Unidades de Conservação e às Áreas de Preservação Permanente dos rios Longá e Parnaíba, tem potencial para contribuir com a reinserção de animais silvestres e funcionaria como corredor ecológico, auxiliando a conservação da fauna e o fluxo gênico. Recomenda-se contatar o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do IBAMA Teresina-PI, e dar prosseguimento aos trâmites burocráticos para estudo de criação de ASAS na propriedade em questão e considerar realização de atividades de educação ambiental e ecoturismo no local. Envolver a comunidade do entorno deve ser considerado prioritário para auxiliar na fiscalização e conservação, visto que a fauna transita entre propriedades adjacentes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.