HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: A REINTRODUÇÃO NA NATUREZA DO MUTUM-DE-ALAGOAS (PAUXI MITU)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/3090Palavras-chave:
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOSResumo
Introdução: O Mutum-de-Alagoas (Pauxi mitu), originalmente endêmico da Mata Atlântica de Alagoas, é uma ave extinta na natureza que vem sendo criada em cativeiro desde os anos 1980. Atualmente, numa ação conjunta de diversas instituições, a espécie se encontra em processo de reintrodução ao seu habitat original e uma das medidas estabelecidas para este processo são as ações de Divulgação Científica (DC). Para isso, foi elaborado um material de DC no formato de Histórias em Quadrinhos (HQ), cujo escopo é apresentar informações sobre essa espécie e as contribuições da ciência para sua conservação, visando colaborar na conscientização sobre a importância ecológica e simbólica dessa ave. As HQs têm uma linguagem dual que associa elementos textuais e icônicos, sendo escolhidas como veículo de comunicação pela facilidade que oferecem na compreensão da leitura e pela sua ampla aceitação por diversos públicos. Objetivos: O presente trabalho visa analisar o material de DC elaborado para este projeto, a fim de identificar, através de experiências de leitura da HQ, as significações atribuídas à história e os aspectos que podem interferir na sua compreensão, com a finalidade de reformular a narrativa e melhorar o seu potencial comunicativo. Material e métodos: Através da leitura de uma versão eletrônica da HQ, houve o levantamento das significações atribuídas à história, utilizando-se da análise semiótica peirciana para a identificação qualitativa dos níveis de significação. Resultados: Nos resultados iniciais, foram identificados diversos elementos da narrativa que impactaram em dificuldades na compreensão de determinados conceitos abordados ou que impediram uma leitura fluida, mostrando a necessidade de melhorias nas propriedades comunicativas da HQ. Os elementos identificados serviram de base para modificações no material. Conclusão: Concluiu-se que o material apresenta aspectos que prejudicam o entendimento das informações veiculadas, exigindo reelaborações para que este cumpra de maneira mais efetiva o seu papel de DC. Este processo ainda se encontra em andamento e tem apresentado um panorama satisfatório.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.