O USO DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSERVAÇÃO DO MUTUM-DE-ALAGOAS (PAUXI MITU)

Autores

  • Aleska Caroline Vieira
  • Hylio Laganá Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/3089

Palavras-chave:

CENTRO DE ENDEMISMO PERNAMBUCO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, MUTUM-DE-ALAGOAS

Resumo

Introdução: Em decorrência de ações antrópicas como a caça e o desmatamento, o habitat do mutum-de-Alagoas (Pauxi mitu), localizado em área de Mata Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), foi em sua maior parte perdido. Consequentemente várias espécies foram afetadas, principalmente a ave símbolo do estado que chegou a ser considerada extinta na natureza. Devido a esforços de instituições e colaboradores, após quatro décadas o mutum-de-Alagoas está sendo reintroduzido ao seu habitat natural. Objetivos: Elaborar histórias em quadrinhos (HQ) como meio de divulgação científica e educação ambiental, a fim de conscientizar a comunidade e auxiliar na conservação da ave, da Mata Atlântica do CEP e, consequentemente, também de outras espécies que lá habitam. Material e métodos:  Para a produção das HQ tem-se utilizado uma mesa digitalizadora, um notebook e um programa de ilustração digital. Além disso, a série “Cerrado em Quadrinhos” serviu como inspiração para a criação do “Centro de Endemismo Pernambuco em Quadrinhos”. A publicação das tirinhas está sendo realizada no perfil do Instagram @projetoarcacep. Optou-se por este meio de divulgação devido ao número de seguidores que o perfil já tem (atualmente 522) e também por este trabalho estar vinculado ao Projeto ARCA do CEP (Avaliação, Recuperação e Conservação de Fauna Ameaçada de Extinção do Centro de Endemismo Pernambuco). Resultados: Os resultados obtidos até o momento dizem respeito ao engajamento das tirinhas publicadas, levando em consideração número de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos. Ao analisar conteúdo, narrativa, estrutura e arte, percebeu-se maior interação com os quadrinhos que possuem mais recursos gráficos, como cenário de fundo e presença de mais cores. Conclusão: Os quadrinhos que mais chamaram a atenção dos seguidores foram aqueles com mais elementos artísticos e se espera que ocorra a conscientização dos leitores acerca da importância da conservação do mutum-de-Alagoas e do CEP.

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Vieira, A. C. ., & Fernandes, H. L. . (2021). O USO DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSERVAÇÃO DO MUTUM-DE-ALAGOAS (PAUXI MITU). Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(4), 05. https://doi.org/10.51189/rema/3089

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro On-line de Ensino em Zoologia