POTENCIAL ECONÔMICO-SUSTENTÁVEL E PARA CRIAÇÃO DE RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL DE PROPRIEDADE RURAL EM MURICI DOS PORTELAS-PI
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2688Palavras-chave:
CAATINGA, CERRADO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EMPREENDEDORISMO AMBIENTAL, RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURALResumo
Introdução: O norte do Piauí é marcado por transições de Cerrado e Caatinga, sob influência pré-Amazônica, que variam de acordo com as condições geográficas. Nesta região localiza-se Murici dos Portelas, entre Mata dos Cocais e Tabuleiros Litorâneos, o que propicia diversas paisagens com alto potencial ecoturístico, que poderia ser uma importante atividade econômica na região, atualmente com baixo índice de desenvolvimento humano. Objetivo: Avaliar o potencial econômico sustentável em propriedade rural nesse município com intuito de criar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em parte da propriedade. Material e métodos: Fez-se estudo de dados oficiais e visitas ao local. Resultados: A propriedade (3°15’46.96’’S 41°57’04.25’’O) possui 52 ha e é recoberta por vegetação nativa, com exceção de 15.600 m2 anteriormente usados como pasto e atualmente em regeneração. A altitude varia de 49 a 62 m. As ameaças identificadas foram: herbivoria por gado invasor, caça, potencial para queimadas durante a estiagem, coleta de madeira, e erosão provocada por rápido escoamento de água pluvial em área descoberta. Propostas: criação de RPPN em parte da propriedade, visando apoio público e legal na proteção à Unidade de Conservação (UC), além de desconto em imposto territorial rural e possibilidade futura de pagamento por serviços ambientais; criação de centro de visitantes; desenvolvimento de atividades de educação ambiental; extrativismo sustentável com criação de produtos alimentícios regionais; articulação com comerciantes e prestadores de serviços dos arredores; cercamento da área; delimitação de trilhas e aceiros após análise florística; pesquisa científica (de biodiversidade e farmacológica); produção madeireira; estabelecimento de viveiro de mudas; criação de abelhas nativas; camping; fornecimento de área para soltura de animais silvestres, associada ao turismo de observação de fauna; orientação ao município para boas práticas na aplicação do ICMS ecológico no caso efetivo de criação de UC. Conclusão: A propriedade possui elevado potencial de preservação aliada ao desenvolvimento econômico, principalmente ecoturismo, beneficiado pelo fácil acesso por rodovias e proximidade a rotas turísticas já estabelecidas, como a Rota das Emoções. Ademais, a área transformada em RPPN viria a somar em áreas protegidas e funcionaria como um corredor ecológico entre as UCs e áreas de preservação próximas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.