PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (PEDS) COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2667Palavras-chave:
ADMINISTRAÇÃO, EXTENSÃO, ODS, TRANSFORMAÇÃO SOCIALResumo
Introdução: Aproximar a universidade da comunidade e, ao mesmo tempo, despertar nos estudantes o compromisso de transformação social, bem como, desenvolver a consciência inovadora de atitudes, capacidades e habilidades é um importante processo para contribuir e atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, a formação de profissionais qualificados com atitude inovadora, consciência crítico-reflexiva, ética e humanizada precisa ser desenvolvida para que os futuros Administradores aprimorem suas habilidades e competências que são essenciais para as empresas e a sociedade. Objetivo: Relacionar a teoria com a prática proporcionando a inserção e comprometimento do acadêmico com a sociedade na vivência de competências e habilidades específicas para uma formação humana e profissional. Integrar o aluno na questão social por meio de ações que sejam capazes de promover o bem à comunidade na qual estão inseridos. Material e métodos: caracteriza-se pela elaboração de projetos na disciplina de PBL (Project Based Learning) vinculando os conteúdos acadêmicos às boas práticas organizacionais com o objetivo de incentivar os discentes a reflexões que contribuam para o alcance dos ODS. Resultados: O projeto PEDS, em desenvolvimento desde o início de 2019, já conta com mais de 50 projetos atingindo mais de 600 cidadãos entre crianças, adultos e idosos, com impacto direto em 11 instituições, além do impacto nas redes sociais por meio de conteúdo desenvolvido pelos alunos. Realização de três eventos para apresentação dos projetos reunindo público interno e convidados externos, palestra para apresentação e reflexão acerca dos ODS e bate-papo com empresas com demonstrações de sua aplicabilidade e importância do tema no cotidiano das organizações. Conclusão: O projeto se destaca pelo envolvimento dos alunos e professores que passam a preocupar-se e contribuir com a difusão e implementação dos ODS desafiando-os a conhecer novas realidades, saindo da teoria e colocando em prática conceitos e conteúdos estudados no curso.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.