REUTILIZAÇÃO DO USO DE ÓLEO DE FRITURA NA PRODUÇÃO DE SABÃO NO BAIRRO BELA VISTA DO MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS- MA.
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2665Palavras-chave:
ÓLEO DE FRITURA, DESCARTE, REUTILIZAÇÃO, SABÃO ARTESANALResumo
Introdução: O óleo de cozinha após ser usado e descartado de forma inadequada se torna um produto que pode causar grandes prejuízos ao meio ambiente. A falta de conscientização acerca do descarte correto de resíduos poluentes e o uso irracional dos recursos naturais, fez com que os problemas ambientais se agravassem mais no decorrer dos anos. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o destino que é dado ao óleo de fritura usado por donas de casa moradoras do Bairro Bela Vista do Município de São Raimundo das Mangabeiras – MA. Material e Métodos: A pesquisa foi realizada através de uma entrevista com aplicação de questionário, a respeito do descarte e reutilização do óleo de fritura com os moradores desse Bairro, e a partir do óleo coletado se fez a produção de sabão artesanal com a comunidade. Resultados: Nos resultados foram observados que 70% das entrevistadas utilizam o óleo de fritura para a produção do sabão artesanal, e as mesmas já coletam o resíduo e armazenam em garrafas PET doados por vizinho e/ou familiar. Verificou-se que 70% utilizam o óleo somente uma vez na fritura dos alimentos e depois há o descarte, foi observado que as entrevistadas têm ciência que a reutilização do óleo de fritura pode causar danos à saúde. A maioria tem conhecimento dos problemas gerados quando esse resíduo é descartado em local inadequado, embora desconheçam outros fatores que impactam o meio ambiente, relacionado a contaminação da água, do solo e do ar. Na produção do sabão artesanal pelas entrevistadas verificou-se a falta de instrução quanto a proteção individual no preparo do produto. Conclusão: Os relatos das donas de casa da Comunidade Bela Vista demonstram conhecimento regular sobre o assunto e comprovaram a grande aceitação desta atividade na comunidade. Constatou-se ainda que a prática da produção do sabão artesanal está presente na comunidade, porém não há conhecimento dos cuidados mínimos necessários na segurança em manusear alguns produtos no preparo do material.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.