PRATICANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS REMOTOS: INOVAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DA UNIVERSIDADE PARA COM A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2648Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PLATAFORMAS DIGITAIS, CONSCIENTIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE, REDE SOCIALResumo
Introdução: O modelo de sociedade em que vivemos hoje é dita como “alienação ecológica”: vivemos desconectados e inconscientes do nosso papel e das consequências de nossas ações dentro do ambiente natural. O isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, pôs uma pausa temporária aos encontros presenciais e hábitos comuns do cotidiano da sociedade como o de ir à universidade ou escola. Acreditamos fortemente no poder da educação como meio de transformação. Uma consciência ambiental crítica não será instaurada espontaneamente, mas sim por meio de programas de educação que estimulem todos (e principalmente os jovens) a refletir sobre as questões que vivemos em relação ao meio ambiente. Objetivo: Objetivo desse estudo foi elaborar práticas de educação ambiental em tempos remotos com alunos matriculados na disciplina de Educação Ambiental da universidade regional do Cariri-URCA para que os mesmos (alunos) promovesse seus conhecimentos para sociedade e se tornem mais reflexivos sobre seu papel como futuros educadores ambientais. Material e Métodos: Para produção das praticas de educação ambiental foram utilizadas ferramentas digitais como Google meet e WhatsApp para as reuniões e interação dos alunos (22 alunos) com o monitor e a professora. Para divulgação das práticas realizadas, foi utilizada a plataforma digital Instagram (rede social). Nessas reuniões foram distribuídas 5 atividades para os alunos. Resultados: As atividades foram: 1º Criar mapa mental sobre educação ambiental através de mini vídeo 1 a 2 minutos; 2º Criar posts sobre reciclagem; 3º Fazer reels visando a reciclagem; 4º Criar mini vídeo 1 a 2 minutos sobre reutilização de resíduos sólidos e o 5º Fazer enquete sobre educação ambiental nos storys. As atividades desenvolvidas foram suporte de papelão para notebook, garrafas de pet composteira, papelão para caixas decorativas, galão de combustível em iluminaria, garrafas de pet em vassouras, garrafas de leite para terrários ornamentais, além de vídeos e posts intitulados em diversas temática sobre educação ambiental. Desse modo, a conta do Instagram (https://instagram.com/educa.ambiental.urca) obteve 19 publicações e 88 seguidores atualmente. Conclusão: Por fim, os resultados foram positivos e apontam o Instagram como uma das ferramentas e plataformas digitais para ensino e divulgação da educação ambiental pelo seu potencial social instrutivo, conscientizador e sensibilizador.
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