A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS PARA O PROFESSOR DE BIOLOGIA E GESTOR ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2372Palavras-chave:
POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO ESCOLARResumo
Introdução: Com o aumento da chamada “consciência ecológica” ao longo dos anos, tivemos o desenvolvimento de Políticas Públicas relacionadas ao Meio Ambiente destacam-se, a Constituição Federal[1] de 1988 (Carta Magna Brasileira) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A PNEA como é conhecida, definida pela Lei N° 9.795 de 1999, define como a Educação Ambiental (EA) deverá ser tratada, ressalta que a EA deverá ser trabalhada tanto na educação formal quanto na educação não formal, porém, referente a educação formal, não cria uma disciplina específica para o desenvolvimento da EA, deixando a mesma ao encargo do professor, e, consequentemente da supervisão, orientação e auxílio do Gestor Escolar. Sabe-se que um dos papéis do gestor escolar é a interface entre escola e Políticas Públicas. Objetivo: Portanto, esse artigo abordará a importância dos gestores e professores de biologia/ciências no conhecimento e aplicabilidade das Políticas Públicas voltadas para a educação ambiental e meio ambiente. Metodologia: Em termos de metodologia, pretende-se utilizar o Método Dedutivo em uma abordagem qualitativa. Resultados: Analisando as Políticas Públicas relacionadas ao Meio Ambiente vimos que os conceitos trazidos pelas leis podem ser utilizados em diversas situações do professor em sala de aula, como as definições de efeito estufa, espécies nativas, espécies exóticas invasoras, ecossistemas terrestres e aquáticos. Conclusão: Conhecer as Políticas Públicas relacionadas ao meio ambiente é extremamente importante ao professor, para que embase conceitos em suas aulas e traga a realidade das questões ambientais abordadas. E, se faz importante ao Gestor Escolar, pois é por meio do deste que as Políticas Públicas de Meio Ambiente podem ser aplicadas e vividas nas escolas, fato esse preponderante quando o assunto é Educação Ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.