VIVEIROS EDUCATIVOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2370Palavras-chave:
MEIO AMBIENTE, ESCOLA, EDUCAÇÃOResumo
Introdução: Os viveiros educativos contribuem para o debate em torno da problemática ambiental que caracteriza a sociedade hodierna, cuja manifestação no âmbito local se expressa no desmatamento e nas práticas agrícolas insustentáveis. Nesse cenário, a escola e seus sujeitos têm papel fundamental na construção de estratégias e ações educativas transformadoras da realidade do município de Santa Inês/BA. É com esta preocupação e compromisso em difundir o conhecimento e as boas práticas socioambientais que emerge esta proposta extensionista, fomentada pela Pró Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês, através do Edital 04/2019/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX Modalidade Superior. Objetivos: O objetivo geral consiste na implantação e manutenção de viveiros educativos em Escolas Municipais como estratégia educativa de preservação e conservação da biodiversidade local. De modo mais específico, espera-se produzir e plantar mudas de espécies vegetais; contribuir com o ensino e aprendizagem nas escolas envolvidas sobre os temas ambientais; e aproximar as escolas e os sujeitos sociais (professores, alunos, funcionários, pais e responsáveis, lideranças) da realidade socioambiental de seu entorno. Material e métodos: Para alcançar os objetivos propostos, trilha-se o seguinte percurso metodológico: mobilização da comunidade escolar e espaços de participação e controle social das políticas públicas (conselhos municipais); formação dos sujeitos envolvidos sobre o processo de construção e manutenção dos viveiros educativos; implantação coletiva do viveiro; produção de mudas e plantio em áreas ambientalmente degradadas; e construção coletiva de estratégias educacionais nas escolas básicas envolvidas. Resultados: O projeto está em andamento, ainda que a crise sanitária tenha afetado drasticamente o desenvolvimentos das atividades. Até o presente momento é possível destacar o envolvimento e sensibilização da comunidade escolar para atuarem como agentes de preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade, de modo a contribuir com os processos educativos, escolar e não escolar, bem como a melhoria da qualidade ambiental no contexto da escola e dos seus sujeitos. Conclusão: O viveiro educativo tem contribuído para consolidar as bases de uma prática educativa ambiental contínua e reflexiva no ambiente escolar, constituindo-se em espaço vivo da prática educativa transformadora.
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