REMANESCENTE DA MATA DE ALCAPARRA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE COMO LUGAR EDUCADOR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2368Palavras-chave:
ESPAÇOS EDUCADORES, ENSINO DA GEOGRAFIA, RESQUÍCIOSResumo
Introdução: A Mata Atlântica é um bioma que possui significativa diversidade, por consequência, de vida, originalmente abrangendo toda a faixa litorânea, com penetração para o interior, cobrindo uma área em torno de 1,3 milhões de Km², segundo o Ministério do Meio Ambiente atualmente restam apenas 7% de remanescentes de forma fragmentada, o que impede a circulação de indivíduos e favorece cruzamentos entre parentes próximos, afetando as dinâmicas das populações, contribuindo para a extinção de espécies. O município de Nazaré da Mata, localizado na Mata Norte de Pernambuco, possui algumas áreas definidas por lei, ou não, que são identificadas como de necessária proteção real. Esses espaços são áreas onde ainda podem ser encontradas vegetação nativa e alguns exemplares da fauna associada, prestando serviços ecossistêmicos preservando a paisagem e sua biodiversidade, além de proteger o solo e promover o bem estar das populações locais, sendo, portanto, espaços que podem ser utilizados como educadores e utilizados como tais pelas escolas localizada no Município de Nazaré da Mata, bem como por estudantes do ensino superior, especialmente os que estão na formação de professores. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo evidenciar áreas Protegidas ou não como espaços para desenvolvimento de práticas docentes, uma vez que a bibliografia e atividades docentes e discentes da Universidade de Pernambuco em seu Campus Mata Norte confirmam o reconhecimento de Áreas Protegidas ou não como Espaços Educadores. Materiais e métodos: O mesmo utiliza da pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e com a disposição do pesquisador para visitação ao local onde a pesquisa está sendo desenvolvida utiliza também de visita ao remanescente e aplicação de questionários. Resultado: O trabalho tem por o resultado o levantamento de dados para que esta localidade seja utilizada como um espaço educador, aplicação de questionários e o levantamento de escolas próximas que podem fazer a utilização do mesmo. Conclusão: Conclui-se que, o remanescente de Alcaparra tem o potencial para que escolas da cidade de Nazaré da Mata - PE, usufrua de sua flora e consequentemente de seu espaço para a propagação da aprendizagem.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.