REMANESCENTE DA MATA DE ALCAPARRA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE COMO LUGAR EDUCADOR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Ruan Carlos Fernandes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2368

Palavras-chave:

ESPAÇOS EDUCADORES, ENSINO DA GEOGRAFIA, RESQUÍCIOS

Resumo

Introdução: A Mata Atlântica é um bioma que possui significativa diversidade, por consequência, de vida, originalmente abrangendo toda a faixa litorânea, com penetração para o interior, cobrindo uma área em torno de 1,3 milhões de Km², segundo o Ministério do Meio Ambiente atualmente restam apenas 7% de remanescentes de forma fragmentada, o que impede a circulação de indivíduos e favorece cruzamentos entre parentes próximos, afetando as dinâmicas das populações, contribuindo para a extinção de espécies. O município de Nazaré da Mata, localizado na Mata Norte de Pernambuco, possui algumas áreas definidas por lei, ou não, que são identificadas como de necessária proteção real. Esses espaços são áreas onde ainda podem ser encontradas vegetação nativa e alguns exemplares da fauna associada, prestando serviços ecossistêmicos preservando a paisagem e sua biodiversidade, além de proteger o solo e promover o bem estar das populações locais, sendo, portanto, espaços que podem ser utilizados como educadores e utilizados como tais pelas escolas localizada no Município de Nazaré da Mata, bem como por estudantes do ensino superior, especialmente os que estão na formação de professores. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo evidenciar áreas Protegidas ou não como espaços para desenvolvimento de práticas docentes, uma vez que a bibliografia e atividades docentes e discentes da Universidade de Pernambuco em seu Campus Mata Norte confirmam o reconhecimento de Áreas Protegidas ou não como Espaços Educadores. Materiais e métodos: O mesmo utiliza da pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e com a disposição do pesquisador para visitação ao local onde a pesquisa está sendo desenvolvida utiliza também de visita ao remanescente e aplicação de questionários. Resultado: O trabalho tem por o resultado o levantamento de dados para que esta localidade seja utilizada como um espaço educador, aplicação de questionários e o levantamento de escolas próximas que podem fazer a utilização do mesmo. Conclusão: Conclui-se que, o remanescente de Alcaparra tem o potencial para que escolas da cidade de Nazaré da Mata - PE, usufrua de sua flora e consequentemente de seu espaço para a propagação da aprendizagem.

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Silva , R. C. F. da . (2021). REMANESCENTE DA MATA DE ALCAPARRA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE COMO LUGAR EDUCADOR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 141. https://doi.org/10.51189/rema/2368

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental