INSTALAÇÃO ARTÍSTICA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MATA ATLÂNTICA E DRUMMOND, E AGORA NATUREZA?
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2366Palavras-chave:
MATA-ATLÂNTICA, POESIA, SENSIBILIZAÇÃO-AMBIENTALResumo
Introdução: Carlos Drummond de Andrade escreveu na década de 1980 diversos poemas, dentre eles, dois destacando as belezas encontradas na Mata Atlântica, como a fauna, a flora e as interferências humanas no bioma. Esse bioma, possui grande riqueza biológica e altos níveis de ameaça e juntamente com outras regiões do mundo faz parte do grupo de hotspots, ou seja, é uma área prioritária para a conservação da biodiversidade. Objetivo: O objetivo foi sensibilizar os visitantes quanto a importância da preservação da Mata Atlântica através de uma exposição artística. Material e Métodos: A metodologia aplicada para a atividade, iniciou-se com a definição da data para seu lançamento. Assim, no dia da natureza, apresentou-se no Parque Natural Municipal Mata do Intelecto, a exposição “Mata Atlântica e Drummond, e agora Natureza?”. Resultados: Foram selecionados os livros Boitempo e Mata Atlântica obras que relatam belezas naturais e denunciam as ameaças no bioma. Além dos poemas, foram utilizadas fotos de elementos da fauna e da flora nativa e ameaçadas de extinção. Paralelamente a exposição, alunos da rede municipal de ensino receberam materiais sobre o bioma e como tarefa reproduziram por meio de desenhos como eles enxergavam a mata e seus elementos naturais. Após a abertura da exposição, foram aplicados questionários aos visitantes para descobrir o conhecimento do grupo sobre o bioma. Dos entrevistados 70% haviam participado de exposições com a temática ambiental. Quando perguntados sobre o conhecimento das espécies 18% indicaram a palmeira juçara e outros 18% a orquídea itabirana. Já quando perguntados sobre as espécies avistadas na natureza, o mico e as aves foram as mais abundantes. Quando a pergunta foi sobre o Hotspot 71% não conheciam o termo. Com esses resultados foi possível inferir que os visitantes conhecem elementos da fauna e flora comuns, encontrados em ambientes alterados. As espécies raras e encontradas no interior das matas foram pouco citadas o que demostra a ausência de interações da população com áreas florestais. Conclusão: Neste sentido, faz-se necessário a promoção de atividades educativas como ferramentas de aproximação da população aos elementos naturais, contribuindo para a promoção da Educação Ambiental e desenvolvendo o senso crítico para a importância do bioma Mata Atlântica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.