PORTAL DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR – ITABIRAR
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2365Palavras-chave:
EDUCAÇÃO-AMBIENTAL, MONITORAMENTO-DO-AR, POLUENTES-ATMOSFÉRICOSResumo
Introdução: Os poluentes atmosféricos podem trazer prejuízos à saúde, ao meio ambiente e ao bem-estar da população. Cada localidade tem suas fontes particulares de poluição e, portanto, os poluentes a serem monitorados devem ser determinados em cada cidade, caracterizando e quantificando as contribuições dos poluentes emitidos por cada uma das fontes emissoras. A qualidade do ar pode mudar devido às condições meteorológicas, que podem promover uma maior ou menor diluição dos poluentes. O município de Itabira, localizado no Estado de Minas Gerais, possui uma Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar. Esta rede é composta de cinco estações, sendo uma meteorológica. A análise da qualidade do ar é realizada por meio do monitoramento dos seguintes parâmetros: Partículas Totais em Suspensão (PTS), Material Particulado fino (MP2,5) e grosso (MP10). A estação meteorológica fornece dados relativos à precipitação, temperatura, radiação solar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento e umidade relativa. Objetivos: Com o objetivo de tornar conhecido os dados de monitoramento da qualidade do ar em Itabira de forma transparente e ágil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Itabira inaugurou o Portal do ar, denominado ItabirAR. Materiais e métodos: O portal é fruto de um trabalho desenvolvido pelos técnicos da SMMA e Informática em parceria com a UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Para que o trabalho fosse desenvolvido foi necessária utilização da linguagem de programação, realização de testes de validação, inserção de tabelas e gráficos. Resultados: O Portal ItabirAR disponibiliza o Índice de Qualidade do Ar (IQAr), as médias diárias dos poluentes monitorados, artigos científicos, materiais educativos, uma aba para denúncias e boletins interpretativos mensais. Conclusão: O ItabirAR é uma inovação para o município, pois propicia inúmeros benefícios para a comunidade, fornecendo informações em linguagem acessível acerca da qualidade do ar, propiciando uma maior conscientização ambiental. Essa ferramenta facilita o acesso a informações importantes, servindo para acelerar o processo de tomada de decisão, tanto por parte do poder público, quanto da comunidade, permitindo uma gestão ambiental mais eficiente e a melhoria da saúde e qualidade de vida da população.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.