EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA

Autores

  • Marta Leite da Silva Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2360

Palavras-chave:

COLETA SELETIVA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM

Resumo

Introdução: Solucionar adequadamente os problemas relacionados à disposição final dos resíduos é fundamental para o meio ambiente, que engloba saneamento e saúde pública; mas não é o suficiente. Os resíduos sólidos devem ser gerenciados de forma integrada, desde a sua origem até a disposição final, com abordagem que envolva a redução da quantidade gerada, o reaproveitamento de materiais e a reciclagem. É importante que as propostas de gestão de resíduos integrem, de forma sistemática, programas de educação ambiental para conscientização e sensibilização da sociedade consumidora, a principal geradora dos resíduos. Os resíduos gerados nos domicílios, quando não avaliados criteriosamente o seu destino, influem de forma significativa na qualidade de vida. Antes de serem encaminhados à destinação final, os resíduos devem passar por processos de tratamento para diminuir sua quantidade, de forma a alcançar melhores resultados econômicos, sanitários, ambientais e sociais. Existem diferentes formas de se tratar os resíduos, antes de encaminhá-lo para a disposição final; um deles é a reciclagem. Objetivos: Desenvolver material autoexplicativo que aborde especificamente a  problemática dos resíduos sólidos, trazendo aos educadores e à sociedade em geral, conhecimentos básicos que esclareçam a importância da separação de materiais recicláveis para a coleta seletiva. Material e método: O desenvolvimento do trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e visitas técnicas a lixões, aterros sanitários, cooperativas de catadores de material reciclável, empresas recicladoras. Foi de fundamental importância para o desenvolvimento do material a experiência, a criatividade e a sensibilidade da pesquisadora. Resultados: Foram desenvolvidos painéis autoexplicativos, onde estão reunidas a técnica, a arte e a cultura, esclarecendo que o resíduo é resultado da produção e do consumo, que o lixo separado se transforma em matéria prima, que o tipo de tecnologia determina o tipo de resíduo, estratégia de redução e reutilização, coleta seletiva e reciclagem. Conclusão: O material desenvolvido atende os princípios básicos da educação ambiental, e mostra que lixo gerado no nosso dia a dia pode e deve ser reduzido e contém materiais que podem e devem ser reaproveitados ou reciclados. Permite o acesso às informações sem a necessidade da constante produção de material informativo.

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Nascimento, M. L. da S. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 134. https://doi.org/10.51189/rema/2360

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental