EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2360Palavras-chave:
COLETA SELETIVA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEMResumo
Introdução: Solucionar adequadamente os problemas relacionados à disposição final dos resíduos é fundamental para o meio ambiente, que engloba saneamento e saúde pública; mas não é o suficiente. Os resíduos sólidos devem ser gerenciados de forma integrada, desde a sua origem até a disposição final, com abordagem que envolva a redução da quantidade gerada, o reaproveitamento de materiais e a reciclagem. É importante que as propostas de gestão de resíduos integrem, de forma sistemática, programas de educação ambiental para conscientização e sensibilização da sociedade consumidora, a principal geradora dos resíduos. Os resíduos gerados nos domicílios, quando não avaliados criteriosamente o seu destino, influem de forma significativa na qualidade de vida. Antes de serem encaminhados à destinação final, os resíduos devem passar por processos de tratamento para diminuir sua quantidade, de forma a alcançar melhores resultados econômicos, sanitários, ambientais e sociais. Existem diferentes formas de se tratar os resíduos, antes de encaminhá-lo para a disposição final; um deles é a reciclagem. Objetivos: Desenvolver material autoexplicativo que aborde especificamente a problemática dos resíduos sólidos, trazendo aos educadores e à sociedade em geral, conhecimentos básicos que esclareçam a importância da separação de materiais recicláveis para a coleta seletiva. Material e método: O desenvolvimento do trabalho fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e visitas técnicas a lixões, aterros sanitários, cooperativas de catadores de material reciclável, empresas recicladoras. Foi de fundamental importância para o desenvolvimento do material a experiência, a criatividade e a sensibilidade da pesquisadora. Resultados: Foram desenvolvidos painéis autoexplicativos, onde estão reunidas a técnica, a arte e a cultura, esclarecendo que o resíduo é resultado da produção e do consumo, que o lixo separado se transforma em matéria prima, que o tipo de tecnologia determina o tipo de resíduo, estratégia de redução e reutilização, coleta seletiva e reciclagem. Conclusão: O material desenvolvido atende os princípios básicos da educação ambiental, e mostra que lixo gerado no nosso dia a dia pode e deve ser reduzido e contém materiais que podem e devem ser reaproveitados ou reciclados. Permite o acesso às informações sem a necessidade da constante produção de material informativo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.