REDUÇÃO NOS IMPACTOS AMBIENTAIS COM O USO DO TELHADO VERDE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2353Palavras-chave:
SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO CIVIL, TELHADO VERDE, EFICIÊNCIA ENERGÉTICAResumo
Introdução: Nos últimos anos, dentro na construção, muito se diz de sustentabilidade. É indispensável que haja ligação entre construtor e meio ambiente. Diariamente são desenvolvidas novas tecnologias, e elas vem sendo aprofundadas e aprimoradas. O telhado verde vem conquistando o respeito da população, atentando-se ao encanto da arquitetura, a melhor eficiência energética e ajudando a reduzir problemas que a maioria das pessoas de grandes cidades sofrem, que é o calor demasiado produzido pelo elevado volume de concreto, que se denomina Ilhas de Calor. Ao se criar edificações sustentáveis, irá auxiliar cada vez mais este campo a trabalhar diretamente na redução dos impactos ambientais. Objetivos: O objetivo deste trabalho é examinar e expor que este telhado pode ajudar em inúmeras situações, não só na economia de energia elétrica, mas também tornar o lugar em que vivemos mais companheiro do meio ambiente. Material e Métodos: O mesmo foi realizado através de pesquisas, com o auxílio de monografias e livros, dando embasamento técnico científicos. Também teve participação de profissionais da área da construção e diálogos com graduandos que trabalham diretamente com este modelo. Resultados: Os telhados verdes são extremamente mais conhecidos como telhados vivos, cobertura viva ou vegetal. É uma ferramenta empregada na arquitetura cujo propósito crucial é o cultivo de plantas e árvores nas coberturas de edifícios e residências. Os telhados verdes trazem diversas contribuições importantíssimas para as edificações e para a sociedade como melhoria na qualidade do ar, redução das ilhas de calor, aumento do isolamento térmico, possibilidade de filtração das águas pluviais, serve como isolamento acústico e melhora a estética. Apesar de ser uma tecnologia que já foi usada há muitos anos atrás e está novamente ganhando espaço, é ainda uma realidade em progresso. A procura e anúncio deste modelo de telhado ainda é baixa, incidindo sobre o alto preço de instalação e manutenção. Conclusão: A utilização de telhados verdes no Brasil vem ganhando espaço cada dia mais, porém ainda é um sonho que está longe de se tornar realidade devido ao seu custo ainda acima do ideal para as pessoas, por falta de conhecimento de sua existência e também devido ao desconhecimento de suas inúmeras vantagens.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.