A COVID-19 SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Erival Gonçalves Prata Universidade Federal do Pará
  • Renan Ferreira de Sousa
  • Leandro Marques Correia
  • Josiney Farias de Araújo

Resumo

Introdução: A doença COVID-19 é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, ao ser infectado o indivíduo pode apresenta quadro clínico assintomático a respiratório grave. O primeiro caso da doença em humanos causou o surgimento de notícias verdadeiras e as (fake news). Com tantas fontes de informações disponíveis e algumas de procedências duvidosas, surgiu a necessidade de termos alunos da educação básica bem informados. Objetivo: Investigar os conhecimentos prévios dos alunos da educação básica em relação aos sintomas, transmissão, prevenção e notícias falsas (fake news) associadas a COVID-19. Material e métodos: O estudo foi realizado com alunos da educação básica da cidade de Belém estado do Pará, por meio de um questionário online contendo 7 perguntas com sugestões de respostas fechadas e abertas. As perguntas formuladas tiveram como base as recomendações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. Resultados: Participaram da pesquisa 217 alunos, dos quais 89,9% pertencentes ao ensino fundamental e 10,1% ao ensino médio. Em relação as perguntas sobre a doença; obtiveram informações pela escola, televisão, amigos, familiares e redes sociais. Sintomas, dificuldade para respirar, tosse, febre, dor de garganta e febre baixa. Transmissão, espirro, tosse e contato com pessoas infectadas. Prevenção, lavar as mãos, evitar aglomerações, cobrir o nariz e a boca ao tossi ou respirar e não compartilhar objetos pessoais. Quanto as (fake news) envolvendo a COVID-19; se informaram pela internet, redes sociais, televisão e conversas com familiares e amigos. Ao suspeitar de (fake news), costumam checar a informação em sites confiáveis, na literatura especializada e pesquisam sobre o autor da notícia. Acreditam que tais notícias podem prejudicar e economia, contribuir para o futuro caos do sistema de saúde, distorce as notícias verdadeiras e geram pânico coletivo. Conclusão: Os alunos da educação básica estão bem informados em relação ao que é a COVID-19, bem como os sintomas, transmissão e prevenção da doença. O que ajuda quando precisam checar as possíveis (fake news), e entender que sua divulgação pode trazer malefícios para a população de forma geral, acreditamos ainda que esses alunos podem contribuir com a conscientização de familiares e amigos em relação a COVID-19 e (fake news).

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Gonçalves Prata, E. ., Ferreira de Sousa, R. ., Marques Correia, L. ., & Farias de Araújo, J. (2020). A COVID-19 SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 6. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/22