ENSINO DE ZOOLOGIA EM CIÊNCIAS COM UMA TURMA DE ALUNOS DO CLUBE DE CIÊNCIAS
Resumo
Introdução: A Zoologia é uma área bastante relevante no ensino de Ciências, sendo essencial a utilização de diversas estratégias de ensino para uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos em relação aos conteúdos dessa área. Objetivo: Desenvolver uma aprendizagem mais significativa dos alunos do Clube de Ciências em relação aos conteúdos de Zoologia no ensino de Ciências. Material e métodos: Foram apresentados aos alunos pertencentes ao Clube de Ciências do projeto de extensão de Ciências do Campus Universitário Marajó de Breves em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Municipal de Breves que participaram dessa atividade prática, alguns grupos de animais vertebrados (e.g. peixes, anfíbios e outros) conservados em frascos de vidros com álcool. Resultados: No total participaram 11 alunos (ensino fundamental) de diferentes escolas que fizeram parte de atividades do Clube de Ciências. Assim, por meio dessa estratégia ou ferramenta de ensino podemos observar alguns processos educacionais importantes que foram desenvolvidos como: o momento pedagógico de dialogicidade e participação elevada dos alunos envolvidos em atividades propostas no ensino da Zoologia em aulas de Ciências. Conclusão: Observamos um elevado interesse por parte de todos os alunos em aprender sobre os grupos de animais que foram estudados em cada momento da aula prática. Ocorrendo por meio de diversos comentários e perguntas em relação aos animais vertebrados e suas características morfológica, ecológica e outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.