ENSINO DE ZOOLOGIA EM CIÊNCIAS COM UMA TURMA DE ALUNOS DO CLUBE DE CIÊNCIAS

Autores

  • Josiney Farias de Araújo Universidade Federal do Pará
  • Renan Ferreira de Sousa
  • Leandro Marques Correia
  • Erival Gonçalves Prata

Resumo

Introdução: A Zoologia é uma área bastante relevante no ensino de Ciências, sendo essencial a utilização de diversas estratégias de ensino para uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos em relação aos conteúdos dessa área. Objetivo: Desenvolver uma aprendizagem mais significativa dos alunos do Clube de Ciências em relação aos conteúdos de Zoologia no ensino de Ciências. Material e métodos: Foram apresentados aos alunos pertencentes ao Clube de Ciências do projeto de extensão de Ciências do Campus Universitário Marajó de Breves em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Municipal de Breves que participaram dessa atividade prática, alguns grupos de animais vertebrados (e.g. peixes, anfíbios e outros) conservados em frascos de vidros com álcool. Resultados: No total participaram 11 alunos (ensino fundamental) de diferentes escolas que fizeram parte de atividades do Clube de Ciências. Assim, por meio dessa estratégia ou ferramenta de ensino podemos observar alguns processos educacionais importantes que foram desenvolvidos como: o momento pedagógico de dialogicidade e participação elevada dos alunos envolvidos em atividades propostas no ensino da Zoologia em aulas de Ciências. Conclusão: Observamos um elevado interesse por parte de todos os alunos em aprender sobre os grupos de animais que foram estudados em cada momento da aula prática. Ocorrendo por meio de diversos comentários e perguntas em relação aos animais vertebrados e suas características morfológica, ecológica e outros.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Farias de Araújo, J. ., Ferreira de Sousa, R. ., Marques Correia, L. ., & Gonçalves Prata, E. . (2020). ENSINO DE ZOOLOGIA EM CIÊNCIAS COM UMA TURMA DE ALUNOS DO CLUBE DE CIÊNCIAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 91. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/160