MODELO DIDÁTICO ALTERNATIVO DOS CROMOSSOMOS: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA BÁSICA
Resumo
Introdução: Os temas relacionados a Genética são concebidos como complexos e de difícil abordagem no Ensino de Ciências e Biologia nas escolas da educação básica. Dessa forma, a criação de métodos alternativos para auxiliar no ensino e na aprendizagem destes conteúdos torna-se pertinente. Objetivo: Elaborar e desenvolver uma atividade alternativa para o Ensino de Genética, a qual contribua com a aprendizagem dos alunos. Material e métodos: Para a realização da atividade optou-se pela confecção de um modelo didático alternativo dos cromossomos, produzido a partir de materiais de baixo custo (cola e amido de milho). Os materiais foram misturados até formar uma massa homogênea – comumente chamada de biscuit. Em seguida, a massa foi utilizada para moldar cromossomos de morfologias diferentes, conforme o cariótipo idealizado. Os cromossomos de biscuit foram utilizados como recurso didático em uma Feira de Ciências para alunos da educação básica do município de São Gabriel, RS. A intencionalidade da atividade residiu, mais especificamente, para explicar a montagem de cariótipos. A atividade iniciou com uma explicação sobre células, genes e cariótipo. Os cromossomos de biscuit, que estavam organizados em pares, eram “misturados” como peças de um jogo para que os alunos os organizassem em ordem decrescente com seus respectivos pares. Nesse momento eles deveriam: comparar centrômeros e características semelhantes, bem como identificar os cromossomos sexuais que se diferenciavam dos demais. Resultado e discussão: A atividade envolveu 14 escolas de educação básica, os quais demonstraram interesse e curiosidade sobre o assunto, fazendo diversas perguntas e relatando o que já havia sido visto em aulas de Ciências e Biologia sobre o tema. Os alunos mencionaram que a atividade contribuiu para o entendimento do conteúdo explicado anteriormente, o qual era considerado complicado e de difícil assimilação. Conclusão: O modelo didático complementa o estudo teórico. Ele possibilita aos alunos uma aprendizagem significativa – sustentada em uma proposta didática lúdica e participativa, a qual favorece a assimilação. Outra questão a ser pontuada, refere-se a inclusão de alunos com deficiências nas escolas. Tal atividade contempla alunos com deficiências, principalmente a visual, visto que possibilita o contato tátil com os cromossomos.
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