A UTILIZAÇÃO DO BIOGÁS PROVENIENTE DE MATÉRIA ORGÂNICA PARA FINS ENERGÉTICOS E MITIGAÇÕES AMBIENTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2117Palavras-chave:
ATERRO SANITÁRIO, COGERAÇÃO, IMPACTOS AMBIENTAIS, RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, TERMODINÂMICAResumo
Introdução: A quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos, isto é consequência direta de vários fatores, entre eles o crescimento populacional da humanidade. A preocupação com o meio ambiente tem ganhado destaque na sociedade, pois a mentalidade de sustentabilidade tem desencadeado uma série de possibilidades para avanços científicos e tecnológicos no sentido da preservação ambiental. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática para identificar estratégias para inserção de biogás proveniente da matéria orgânica dos RSU como solução energética. A hipótese é que esse biogás garanta o tratamento adequado de RSU, com benefícios ambientais. Material e Métodos: Revisão sistemática feita na base de dados SCOPUS, limitando as pesquisas para artigos publicados em periódicos e revisões. Os descritores utilizados nas buscas foram: urban solid residues, sanitary landfill, biogas, cogeneration, thermodynamics, life cycle assessment. Foram utilizados seus sinônimos correspondentes, assim como os operadores booleanos AND e OR. Resultados: A estratégia de busca elaborada forneceu um total de 157 estudos. Após a triagem pela leitura dos títulos e resumos, 45 estudos foram considerados potencialmente elegíveis e lidos na íntegra. Ao término das análises, 17 artigos preencheram todos os critérios de inclusão para o estudo, sendo publicados entre os anos de 2012 e 2021. A revisão sistemática da literatura demonstrou as vantagens da utilização do biogás para fins energéticos, confirmando também a redução de impactos ambientais. Os principais tratamentos utilizados nos estudos identificados foram de origem bioquímica (e.g., digestão anaeróbia) e termoquímica (e.g., incineração). Conclusão: Identificaram-se estratégias para inserção do biogás como fonte energética, demonstrando sua viabilidade e aplicabilidade no suporte à redução de emissões e atendimento de demandas energéticas. Observou-se a importância de propostas por novas alternativas para reaproveitamento de RSU, sendo uma problemática de extrema significância. Experiências de sucesso no mundo podem ser estendidas e adaptadas para o Brasil, principalmente no momento atual de reduzida geração hidrelétrica (e consequente bandeira vermelha na fatura elétrica), com benefícios para o governo e para a população. O aproveitamento energético do biogás traz vantagens econômicas e ambientais, reduzindo a sobrecarga das concessionárias de energia elétrica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.