PAYBACK AMBIENTAL DE UMA TURBINA EÓLICA INSTALADA EM DIFERENTES LOCALIDADES NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2115Palavras-chave:
AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA, ENERGIA EÓLICA, GASES DO EFEITO ESTUFA, IMPACTOS AMBIENTAIS, PEGADA DE CARBONOResumo
Introdução: Estabelecer o tempo que uma turbina eólica deverá operar para ter um determinado retorno ambiental ou, até mesmo, um retorno financeiro, pode ter uma grande influência no planejamento de um parque eólico. Este tempo de retorno pode ser chamado de payback e a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um dos métodos que pode ser utilizado para esse propósito. Objetivo: Verificar o payback ambiental de uma turbina eólica se instalada em diferentes localidades no nordeste brasileiro. Material e Métodos: Este trabalho utiliza a metodologia da ACV, aplicada a uma turbina eólica Gamesa e de métodos de avaliação de impacto ambiental de Demanda Cumulativa de Energia para verificação do payback ambiental. Essa análise foi feita com o uso do programa SimaPro, considerando os processos de extração de matéria prima, produção das partes e peças, transporte, montagem, uso e descomissionamento, além dos dados técnicos referentes à turbina e dados meteorológicos dos locais estudados. Resultados: Foram calculadas as produções de energia dessa turbina, se instalada em diversas regiões do nordeste brasileiro, de acordo com as velocidades dos ventos corrigidas para a altura de 80 metros. Com os resultados referentes ao estudo da ACV e com os dados da produção de energia, foram feitos os cálculos para verificação do tempo de payback ambiental, assim como comparações com outros trabalhos de mesma temática. Conclusão: Os resultados mostram que a turbina teria capacidade para mitigar as emissões de gases do efeito estufa durante seu tempo de vida e que, durante seus dois primeiros anos de uso, em todas as localidades analisadas, ela já seria capaz de sequestrar o CO2 equivalente a quantidade liberada à atmosfera durante sua fabricação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.