REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA PARA PRODUÇÃO DE SABÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULAS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2112Palavras-chave:
SAPONIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE QUÍMICAResumo
Introdução: O sabão biodegradável apresenta-se como uma alternativa sustentável e um dos mais viáveis produtos para reaproveitamento do óleo residual de fritura. O descarte inadequado, provoca diversas alterações nos ecossistemas. Torna-se importante adotar práticas que possibilitem a reutilização do óleo, proporcionando a produção de uma nova matéria-prima, com viabilidade econômica e ambientalmente correta. A inclusão dessa temática no ensino, possibilita a interrelação dos conteúdos científicos, com práticas sustentáveis, estimulando a conscientização ambiental. Objetivo: A construção de uma proposta didático pedagógica para aulas de Química, com a temática – Saponificação: uma forma de reutilizar o óleo de cozinha. Material e métodos: 7 etapas foram propostas: I Etapa- analisar os conhecimentos prévios dos estudantes por meio de questionários sobre reação de saponificação e projeção de um vídeo sobre o descarte inadequado do óleo de cozinha. II etapa - propomos uma roda de conversa, com à apresentação de uma problematização ambiental. III etapa- aula expositiva dialogada, objetivando trabalhar os conceitos de Polarização e Reação de Saponificação. IV etapa- atividade prática, seja ela no laboratório, ou adequando um espaço na própria sala de aula, para realizar o experimento de formação do sabão ecológico a partir do óleo. V etapa- palestra ministrada por um profissional da área ambiental, que discutirá sobre os impactos ocasionados ao meio ambiente, devido o descarte inadequado do óleo e possíveis saídas para o reaproveitamento. VI etapa- socialização e avaliação das atividades desenvolvidas, com os professores, alunos e coordenação pedagógica. VII etapa- a realização uma feira de ciências com a temática: Conscientização Pública para Reaproveitamento do Óleo Residual de Fritura. Resultados: O trabalho apresentado, é o resultado da disciplina “Desenvolvimento de Projetos Educacionais”, avaliado e validado por profissionais da área. A proposta didática, baseou-se em uma Sequência Didática detalhada. Conclusão: O consumo exacerbado e inconsciente vem causando inúmeros impactos negativos ao meio ambiente, e a educação é um dos principais meios para desenvolver uma consciência crítica. Torna-se essencial, propostas contextualizada, e esse trabalho se enquadro nessa perceptiva, podendo viabilizar ao professor ferramentas para a promoção de uma Química cidadã, que valorize a importância da vida, e acima de tudo o Meio Ambiente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.