DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UM DESTILADOR SOLAR SUSTENTÁVEL E DE BAIXO CUSTO PARA BENEFICIAMENTO DE ÁGUA SALOBRA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2110Palavras-chave:
ÁGUA POTÁVEL, DESTILADOR SOLAR, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Muitas famílias não têm acesso à água potável de qualidade no sertão nordestino, seja por falta de políticas públicas adequadas, pelo mau uso do recurso público ou mesmo devido às condições climáticas da região. Assim, essas pessoas são obrigadas a consumir água salobra e de má qualidade. Objetivos: Neste contexto, o presente trabalho trata da construção de um protótipo de um destilador solar comum, sustentável e de baixo custo, para atender essa demanda. Material e métodos: O equipamento dessaliniza água a partir da incidência do sol na bandeja metálica que armazena o produto. O coletor é de vidro plano, transparente, de 4mm de espessura e possui uma área de 80 cm2. Foi desenvolvido a partir dos dados da incidência de irradiação solar média, coletadas da estação climatológica do município de Arcoverde em Pernambuco, Brasil. Inicialmente foi feito o projeto conceitual do destilador, com a apresentação de desenhos 2D e 3D, o que permitiu definir os ângulos de montagem das placas e das canaletas. Após a montagem do destilador solar foram realizados o teste hidrostático e de estanqueidade para garantir completa vedação do equipamento. Resultados: O protótipo foi instalado no município de Garanhuns, 90 km de distância da estação meteorológica de Arcoverde, onde a incidência solar média do ano de 2019 foi de 3000 kJ/m2. Após 30 dias de medição, durante o mês de janeiro de 2021, foi obtida uma eficiência de destilação média de 10%. Conclusão: Este resultado converge com outros resultados disponíveis na literatura, o que indica que este tipo de projeto e de equipamento pode ser replicado para outras regiões que também possuam alta incidência solar. Este projeto é parte de um projeto maior que envolve destiladores solares para outras aplicações, tais como tratamento de efluentes de laboratórios químicos e resíduos hospitalares.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.