PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS DE BAIXO CUSTO PARA UMA BANCADA DIDÁTICA DE REFRIGERAÇÃO, CONSTRUÍDA A PARTIR DO REUSO DE MATERIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2108Palavras-chave:
AQUISIÇÃO DE DADOS, CONTROLE, REFRIGERAÇÃO, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: Um importante recurso no aprendizado de um estudante é o conjunto de equipamentos e materiais didáticos, que trazem aos alunos uma linguagem prática e clara. Objetivos: Este trabalho trata do desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados e controle para uma bancada didática de refrigeração, construída por estudantes a partir do reuso de materiais. Materiais e Métodos: Trata-se de um sistema de aquisição de baixo custo, projetado a partir do microcontrolador Arduino e do software Labview. Após a programação inicial e comunicação entre o controlador e o programa, foram instalados seis termostatos espalhados estrategicamente, nos fluxos de entrada e saída de cada um dos componentes do sistema de refrigeração por compressão de vapor, para aquisição dos valores de temperatura. Trata-se de uma estratégia de aquisição de dados em tempo real. Para as leituras de pressão foi utilizada uma câmera captando imagens de seis manômetros analógicos, e através destas imagens o programa faz a leitura dos dados e apresenta um gráfico em função do tempo. Resultados: Foi obtido um sistema de aquisição dos dados de pressão e temperatura em cada um dos pontos e com isso o diagrama pressão-entalpia (p-h) do ciclo termodinâmico. Outro resultado importante obtido neste trabalho foi a ferramenta de interface virtual que proporciona o monitoramento a distância das variáves em tempo real. Conclusão: Este sistema de aquisição de baixo custo viabiliza análise detalhada de cada um dos componentes da bancada, possibilitando estudos avançados na área de eficiência energética e de impactos ambientais. A partir das variáveis coletadas, pode-se desenvolver um sistema de controle inteligente para este tipo de equipamento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.