A SUSTENTABILIDADE COMO VANTAGEM COMPETITIVA: UM OLHAR SOBRE O TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Hellen Mikaely Melo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/2104

Palavras-chave:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, ORGANIZAÇÕES, SUSTENTABILIDADE, VALOR AGREGADO, VANTAGEM COMPETITIVA

Resumo

Introdução - Em meio às mudanças ambientais e a conscientização cada vez maior dos indivíduos, as organizações vêm buscando ajustar-se nesse novo cenário e utilizando-se da sustentabilidade como vantagem competitiva. Por sustentabilidade compreende-se a sustentação de um sistema, partindo desse ponto, o desenvolvimento sustentável é a capacidade de se desenvolver sem esgotar os recursos utilizados. Objetivo - Esta pesquisa delimitou-se em colher informações sobre como o desenvolvimento sustentável das organizações pode ser utilizado como vantagem competitiva, tendo como base o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico). Métodos - Metodologicamente, se caracteriza como uma pesquisa básica, descritiva e bibliográfica. Resultados - As práticas sustentáveis realizadas pelas organizações agregam valor aos produtos comercializados, ampliando a visibilidade da marca e dessa forma aumentando a vantagem competitiva da empresa. Com relação ao tripé da sustentabilidade, do ponto de vista econômico e social, as organizações podem diminuir os custos com a implementação de práticas de reutilização, e através da criação de empregos para a população local gerar renda e dessa forma desenvolver a economia da região. Com relação à sustentabilidade ambiental, ao adotar práticas que preservem a natureza e seus recursos, as organizações além de contribuir para a diminuição dos efeitos causados pela exploração descontrolada dos recursos naturais, estas agregam valor à marca, como já citado acima, e aumentam a visibilidade da empresa por apresentar responsabilidade social. Conclusão -  Sendo assim, podemos concluir que a sustentabilidade incorporado às organizações empresariais pode ser utilizado para o desenvolvimento sustentável e seus três princípios: o social, o ambiental e o econômico; e também pode ser utilizado como vantagem competitiva através da visibilidade e do valor agregado.

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Silva, H. M. M. da . (2021). A SUSTENTABILIDADE COMO VANTAGEM COMPETITIVA: UM OLHAR SOBRE O TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 80. https://doi.org/10.51189/rema/2104

Edição

Seção

II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade