DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNICÍPIO EDUCADOR SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2101Palavras-chave:
CIDADES SUSTENTÁVEIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: As discussões acerca da construção de Municípios Educadores Sustentáveis teve início com a realização do 1º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona em 1990, tendo ocorrido também em Bolonha (1994) e Génova (2004). Em nível de Brasil as discussões tiveram inicio em maio de 2004, no estado do Paraná, junto ao Programa de Educação Ambiental da Hidrelétrica Itaipu Binacional, instalada na Bacia do Rio Paraná, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente. Objetivo: O presente estudo objetiva revelar as diretrizes para a construção de um Município Educador Sustentável. Materiais e métodos: A opção metodológica deste trabalho envolveu a pesquisa bibliográfica e documental em referências bibliográficas, publicadas em meio impresso e eletrônico, como: livros, artigos científicos, documentos oficiais e sites. Resultados: Dentre as diretrizes balizadoras identificadas na pesquisa, observou-se: o estimulo a realização de ações educadoras, de modo que os cidadãos possam envolver-se na busca por soluções dos problemas socioambientais locais. Outra iniciativa importante neste processo diz respeito ao fortalecimento da articulação entre os municípios limítrofes, com o objetivo de trabalhar propostas para a sustentabilidade integrada de seus territórios. De maneira local, outra diretriz afirma que o Município deve promover a valorização do território, bem como dos recursos locais, sejam eles: naturais, econômicos, humanos, institucionais e culturais. A partir da adoção dessas diretrizes, o Município dar lugar de uma gestão centralizada a uma participativa, isto é, alinhada a um modelo de sustentabilidade local, que valorize a realidade local. O governo municipal passa a exercer uma postura de mediador, catalisador e coordenador do processo de gestão, dialogando com seus pares. Tais iniciativas agregam benefícios que culminem com a adoção de posturas sustentáveis nos munícipes repercutindo na promoção do bem comum para todos. Conclusão: É fundamental ressaltar a importância da implantação de cidades e/ou municípios educadores sustentáveis, se não a totalidade de suas dimensões, mas pelo menos o respeito ao meio natural, aos costumes locais, ao fortalecimento do ambiente democrático e a adoção de outros princípios ligados ao desenvolvimento sustentável garantindo as presentes e futuras gerações um meio ambiente ecologicamente correto e bem de uso comum de toda população.
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