UTILIZAÇÃO DE LODOS RESIDUAIS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES COMO MATÉRIA-PRIMA PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2092Palavras-chave:
LODO, EFLUENTES, TIJOLOSResumo
Introdução: Diariamente é produzido um grande quantitativo de resíduos resultante de diferentes atividades, tais resíduos são chamados de efluentes e são caracterizados por possuírem diferentes aspectos físico-químicos e microbiológicos, contando com diferentes cargas poluentes, sendo necessário tratamento prévio dos efluentes para não serem despejados de modo inadequado ao meio e ocasionarem impactos negativos aos recursos hídricos. A estação de tratamento de efluentes (ETE’s) é responsável por tratar e despejar o efluente ao ambiente, sendo constituído de diferentes etapas. A etapa do tratamento biológico forma lodos da matéria orgânica presente no efluente. Dado o alto percentual de produção de tijolos, busca-se alternativas sustentáveis para tais produções. Objetivos: A pesquisa em questão, propõe analisar a viabilidade de utilização do lodo resultante das ETE’s como insumo para produção de tijolos. Material e Método: Realizou-se uma revisão de literatura, utilizando fontes primárias para extração de dados e informações. As pesquisas foram selecionadas durante junho de 2021, utilizando as plataformas Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os descritores dispostos foram: lodo orgânico, estação de tratamento de efluentes e produção de tijolos por lodos. Resultados: Diferentes pesquisas apontaram o lodo orgânico como matéria-prima viável para produção de tijolos, contudo sendo necessário estar em proporções corretas, e associados a outros insumos que estruturem e adequem as propriedades mecânicas do material, como o ensaio em presa, estabelecido pela ABNT NBR 10836:2013. Frequentemente, incorpora-se o lodo proveniente do tratamento de efluentes a diferentes argilas, em diferentes concentrações. Contudo, faz-se necessário aprimorações das propriedades físicas dos materiais produzido a partir de lodos, dado que, as respostas mecânicas dos materiais precisam adequar-se as normas, por aspecto de segurança. Conclusão: O lodo proveniente das ETE’s, possuem potencial para constituírem os insumos de tijolos, dado que indicaram excelentes resultados quanto aos ensaios mecânicos, mas sendo necessário a concentração correta do lodo, associado a outras matérias-primas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.