IMPLEMENTAÇÃO DA QUÍMICA VERDE PARA O SETOR INDUSTRIAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1749Palavras-chave:
INDÚSTRIAS, QUÍMICA VERDE, RESÍDUOSResumo
Introdução: Diante da necessidade de diminuição de impactos negativos ambientais causados por atividades industriais, se faz necessário o desenvolvimento e implementação de novas vertentes. A química verde evidencia a diminuição ou eliminação total de substâncias que sejam prejudiciais ao meio ambiente. Objetivos: Diante desse contexto, o estudo em questão, é uma revisão integrativa, que se propõe a analisar a utilização da química verde em indústrias, dado que esse setor é um dos maiores propulsores de resíduos. Material e Método: A revisão integrativa é um estudo constituído da utilização de fontes primárias, correlacionando os respectivos resultados e averiguando a pauta central da pesquisa. As plataformas utilizadas na pesquisa foram: Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO), já os descritores recorridos foram: química verde, indústrias e resíduos, química verde em indústrias. A pesquisa foi desenvolvida em maio de 2021. Resultados: Obteve-se que inúmeras industrias visam otimização de lucros, contudo, a necessidade de prevenção, utilização de compostos com menor toxicidade, utilização de matérias-primas renováveis, desenvolvimento de produtos biodegradáveis e diminuição do desenvolvimento de derivados de reações, pode por sua vez necessitar de maiores investimentos que os métodos convencionais de produção, mas esses investimentos são viáveis e aplicáveis em diferentes setores, como o de tratamento de água, indústria de materiais poliméricos, indústria de combustíveis e farmacêutica, mas necessitando de adequação desde o planejamento dos processos e substituição de insumos. Conclusão: A química verde é uma adequação para o manuseio e utilização de substâncias químicas, objetivando minimização de impactos negativos ambientais. O estudo constatou a eficiência para implementação da química verde no contexto industrial, em diferentes setores, mas necessitando de altos investimentos e visualização da importância de se adaptar ao contexto atual, aspirando a gestão e consciência ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.