PROJETO RECICLARTE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2079Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, MATERIAL DIDÁTICOResumo
Introdução: O presente artigo aborda a preocupação dos adolescentes com os impactos do lixo causados pelas atividades de produção e consumo dos seres humanos. Por conta do aumento dos descartes de embalagens, devido a pandemia da COVID-19, o lixo ameaça cada vez mais a capacidade de suporte do Planeta Terra. A palavra “educação” remete a educação pedagógica que temos na escola e erroneamente exime-nos da educação política e ambiental. Em 2019, alunos de uma escola pública em Indaiatuba/SP participaram de um projeto, nomeado de Projeto Reciclarte, que uniu ideias de redução, reuso e reciclagem do lixo. Os temas do projeto foram apresentados através de imagens nos corredores de shoppings e museus da cidade expondo ideias dos alunos para mitigar os impactos dos resíduos sólidos no solo e água, como por exemplo: container de lixo adaptado para armazenar óleos de cozinha usado, para ser transformado em biocombustíveis; maquete de lixões demonstrando impactos nos lençóis freáticos; pneus velhos como floreiras; horta vertical com garrafas de plástico e palete; aproveitamento do lixo eletrônico; a importância das abelhas na natureza; entre outros. Objetivos: O Projeto Reciclarte teve como objetivo principal estimular o senso de participação, solidariedade e responsabilidade socioambiental, envolvendo toda a comunidade. Material e métodos: Foram fotografados os trabalhos apresentados pelos alunos dentro da escola e registrados em placas e painéis sobre cavaletes para exposição nos espaços públicos. Resultados: Com apoio das políticas públicas local e premiado pela Fundação Lemann, o projeto se transformou no Guia de Educação Ambiental para capacitar professores de todas as escolas que desejam apresentar ideias dos alunos para além do espaço físico escolar. Conclusão: Esse artigo enfatiza que a educação cultural desenvolvida na escola é fundamental, porém, sugestões de alunos quanto ao destino dos resíduos sólidos são essenciais para formação do ser ecológico. O Guia para Educação Ambiental baseado no Projeto Reciclarte tem a propositura de incentivar novos trabalhos com ideias e alternativas socioambientais sustentáveis. Somente oferecendo oportunidades de exposição e sugestões dos jovens preocupados com o meio ambiente e com o futuro das novas gerações, a Educação Ambiental se fará presente além dos muros da escola.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.