ESTUDO PROSPECTIVO DO USO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS NA PRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2075Palavras-chave:
BIOMASSA, PATENTES, RESÍDUOS AGRÍCOLASResumo
Introdução: A enorme produção agrícola global gera também uma enorme produção de biomassa residual estimada em cerca de 140 Gt por ano. Essa imensa quantidade de resíduos acarreta problemas ambientais por disposição inadequada, podendo ocasionar sérios problemas de saúde pública. Nesse sentido, a preocupação com os impactos ambientais negativos e a necessidade do desenvolvimento sustentável têm impulsionado a valorização dos resíduos agrícolas como matérias-primas alternativas na obtenção de diversos produtos, desde energia à insumos químicos. Objetivo: Mapear, através de estudo patentário, o desenvolvimento tecnológico e a geração de novos produtos utilizando resíduos agrícolas. Material e Métodos: Utilizou-se a base Patent Inspiration e as palavras-chave “biomass*” AND “agricultural waste” OR “resíduo agrícola”, limitando a busca aos últimos 10 anos de publicações. Resultados e Discussão: A busca retornou um total de 1325 patentes entre 2012 e 2021 e observou-se uma tendência de crescimento no número de publicações anuais. Os resultados apresentaram uma grande quantidade de patentes com código IPC C10L5/00 relacionado ao desenvolvimento de combustíveis sólidos. Em relação ao CPC, observou-se um expressivo número de publicações referente à produção de novas tecnologias para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Outras áreas de domínio tecnológico incluem química, na produção principalmente de biomoléculas de interesse industrial e fertilizantes; e engenharia mecânica, no desenvolvimento de equipamentos e processos relacionados ao tratamento de biomassa residual e à geração de biomateriais como o biogás. O Brasil se destaca no desenvolvimento de novas tecnologias com o uso de resíduos agrícolas, estando em 3º lugar (80 patentes), abaixo dos EUA (180) e da líder China (374). Os maiores aplicantes das patentes são empresas; com destaque para a Xyleco inc, uma empresa privada estadunidense especialista no desenvolvimento de processos para conversão de biomassa em produtos úteis, incluindo etanol celulósico. Conclusão: Os resultados obtidos demostraram um reflexo do comprometimento recente entre as Nações Unidas em frear o aquecimento global, estando alinhados à busca por energias renováveis e à promoção do desenvolvimento sustentável. Houve a ocorrência de patentes em diversos códigos IPC e CPC, evidenciando a ampla gama de possibilidades de aplicação dos resíduos agrícolas em várias áreas tecnológicas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.