A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, AOS ALUNOS DA FUNDAÇÃO LAR FELIZ, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2072Palavras-chave:
CONSERVAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, NATUREZAResumo
Introdução: A Fundação Lar Feliz (FLF) é uma instituição sem fins lucrativos, localizada no município de Juazeiro, Bahia, Brasil, que tem como finalidade educar crianças nos primeiros anos da educação. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), juntamente com a Fundação Lar Feliz, realiza diversas ações educativas para a comunidade através do projeto de extensão "Ciências em ação: despertando o interesse pelas ciências no cotidiano escolar". Objetivos: Despertar o interesse dos alunos da Fundação Lar Feliz (FLF) pelo ensino de ciências, principalmente no que diz respeito ao estudo relacionado ao meio ambiente e sua importância para a vida, e a partir disso contribuir para um melhor aprendizado do conteúdo de ciências e dessa temática para esses estudantes. A temática “A natureza, por que conservá-la?”, foi trabalhada nos meses de junho e julho de 2021. Com atividades tendo como foco principal: abordar sobre a importância da conservação da natureza. Material e métodos: A cada quinze dias foram realizadas a entrega das atividades, em conjunto com o material didático elaborado pelas professoras da FLF. Cada atividade contava com textos de fácil compreensão, palavras cruzadas, imagens ilustrativas, dentre outras atividades lúdicas. Após a entrega destas atividades pelos pais e/ou responsáveis pelos alunos da FLF, as atividades foram corrigidas e assim avaliado o desempenho dos estudantes. A conservação da natureza é um tema de grande importância para a saúde ambiental, principalmente acerca da preservação do meio ambiente. O público atingido foi em média 200 estudantes, onde pôde se observar que diante do contexto atual, existem vários desafios a serem enfrentados, principalmente por se tratarem de crianças. Resultados: As atividades foram satisfatórios. Todos os alunos demonstraram dedicação e conhecimentos básicos sobre a conservação da natureza; e realizaram com êxito as atividades. Conclusão: O trabalho realizado estimulou bons hábitos nas crianças e proporcionou benefícios para a saúde ambiental, de maneira didática, através da educação, nas primeiras séries iniciais, observando que os alunos obtiveram um bom desempenho na realização das atividades, demonstrando interesse e domínio sobre a temática abordada.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.