DESAFIOS DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2070Palavras-chave:
AMEAÇAS DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, DESAFIOS DO ODS 14 E 15, AGENDA 21Resumo
Introdução: O Brasil possui uma grande biodiversidade, porém vêm sendo ameaçada, por essa razão é importante analisar as principais ameaças para auxiliar na conservação da biodiversidade. Objetivos: O objetivo deste trabalho é analisar os principais desafios para alcançar as metas dos ODS 14 e 15 no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa eletrônica através das plataformas digitais do Scielo e Google Acadêmico, com os seguintes filtros "ods 14 e ods 15", "desafios e ameaças", "unidades de conservação", logo após foi selecionado artigos como referência e base do trabalho. Resultados e Discussão: Na Agenda 2030 o ODS 14 teve como objetivo conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento, ODS 15 com objetivo de proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. O Brasil tem uma grande responsabilidade para proteger a biodiversidade, já que possui uma enorme variedade de habitat terrestre e aquáticos, que reúne os importantes biomas, além de ter o maior sistema fluvial e a mais extensas faixas costeiras. Porém, a preocupação com a conservação dessa biodiversidade vêm sendo cada vez mais decorrente, devido a degradação, e poluição ambiental, de acordo com a região do país e perfil econômico, seja pelo desmatamento e queimadas para a expansão urbana e agrícola. Pelas atividades turísticas, onde a atividade é direto sobre os sistemas, formando caminhos, trilhas pelas práticas de esportes e como área de convivência e contemplação da natureza. E ainda a prática de caça é comum em áreas rurais, desta forma ameaça à biodiversidade, a conservação de habitat Conclusão: Compreender o estado de conservação da biodiversidade é o ponto de partida para um planejamento sistemático das medidas que devem ser tomadas para reduzir as ameaças e manter a funcionalidade dos ecossistemas. Isso proporciona uma compreensão do estado de conservação da biodiversidade nacional e permite definir prioridades nas políticas públicas de conservação e de uso de recursos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.