ADUBAÇÃO E CORREÇÃO DE PASTAGENS E O USO DE TECNOLOGIAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2063Palavras-chave:
FERTILIDADE, REGIÃO AMAZÔNICA, SOLOS, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: A bovinocultura ocupa grandes extensões territoriais no Brasil, e os rebanhos dependem de pastagens como sua principal dieta alimentar. O país ocupa posição de destaque no ranking mundial entre os principais produtores de carne, entretanto, o uso excessivo do solo nessas áreas, ocasiona sua degradação e consequentemente a perda de fertilidade. Além disso, é responsável por grande parcela do desmatamento na Amazônia, ocasionando desequilíbrio ambiental. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar tecnologias que podem ser implantadas para diminuir o impacto ambiental causados pela falta de manejo adequados e que aumentam a produção e produtividade da atividade agropecuária na região amazônica, tornando essa atividade sustentável. Material e Métodos: O trabalho trata-se de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com base em artigos, periódicos, revistas, livros, (Scielo, Google acadêmico), sites especializados e outros. Resultados: As pastagens passaram de plantas espontâneas, a cultivo agrícola de destaque, tornando-se necessário o uso de tecnologias como: correção e adubação dos solos, adoção de sistemas integrados (ILPF e ILP) e manejo racional dos dejetos animais que podem gerar como subprodutos, o biogás e o biofertilizantes. A correção e adubação dos solos vêm fazendo parte dos cronogramas das propriedades como uma das principais técnicas de recuperação e implantação de pastagem. E que, embora haja um custo de aplicação em curto prazo, os benefícios em médio e longo prazo são compensadores (financeiramente, ambiental e socialmente), possibilitando aumento na produtividade, diminuição do fluxo de desmatamentos das florestas nativas, e recuperação de áreas degradadas. O uso dessas tecnologias, possibilitam a manutenção do nível de produtividade e torna o sistema sustentável. Conclusão: A região amazônica enfrenta dificuldades na implantação dessas tecnologias para manutenção e recuperação das pastagens, justificada pelo elevado preços do frete dos insumos agrícolas (adubos e gesso), porém, os produtores devido a constante pressão imposta pela sociedade, para que se produza de maneira mais sustentável, estão buscando meios que favoreçam equilíbrio socioambiental, tão necessária nos dias atuais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.