CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: POSSIBILIDADES E BENEFÍCIOS DA SUA AÇÃO EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2049Palavras-chave:
BENEFÍCIOS, CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, PAÍSES EMERGENTES, POSSIBILIDADESResumo
Introdução: A construção civil por ser uma das grandes consumidoras de materiais advindas do meio ambiente, é uma das grandes causadoras do impacto ambiental, logo se tem a construção sustentável, onde os pesquisadores buscam minimizar esse aspecto com a utilização de matérias-primas ecologicamente corretas e assim preservar o meio ambiente. Porém, em países em desenvolvimento esta ação é pouca utilizada devido à desinformação das possibilidades e benefícios da sua utilização, e por conta disto, acabam não fazendo o seu uso na construção civil. Objetivos: Nesse sentido, buscou-se, na literatura científica, investigar possibilidades e benefícios da construção sustentável em países em desenvolvimento, e com isso, apresentar para os profissionais da área. Material e Métodos: O presente estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura, em que foi feita uma pesquisa quali-quantitativa em relação aos estudos de grande significância sobre as possibilidades e desafios da construção sustentável em países em desenvolvimento, efetuando a busca eletrônica nas bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, a partir de bibliografias já existentes, dos últimos 10 anos, acerca do tema, empregando os critérios de inclusão e exclusão para melhor performance ao encontrar os artigos. Resultados: Conforme os artigos analisados, constatou-se que a construção de forma sustentável não é mais uma característica das ações de valorização de resíduos apenas dos países desenvolvidos em seus empreendimentos, mas também para os países em desenvolvimento, pois pode-se observar que o conceito de edificações sustentáveis que utilizam os recursos naturais de forma inteligente começa a ganhar corpo, principalmente na reciclagem de resíduos, para os sistemas de planejamento de gestão e a certificação ambiental para habitações de baixa renda com uso de energia fotovoltaica. Conclusão: Com base nos resultados identificados é perceptível os benefícios obtidos através da construção sustentável, desde que se tenha planejamento prévio do que será feito e que isto seja de interesse para todos os que estejam envolvidos nesta ação. Deste modo, os profissionais da área podem fazer parte desta ação que irá beneficiar o meio ambiente. Logo, se foi obtido o objetivo almejado na presente pesquisa.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.