AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR INTERIOR DE DOIS SHOPPING CENTERS DA CIDADE DE MANAUS/AM E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2047Palavras-chave:
LEGISLAÇÃO, PARÂMETROS, QUALIDADE DO AR INTERIOR, SAÚDE PÚBLICAResumo
Introdução: Quando se trata de ambientes internos, a climatização do ar torna os ambientes agradáveis, mas pode provocar concentração de poluentes – gás carbônico, microrganismos e poeira em suspensão, entre outros. Alguns estudos comprovam que o desequilíbrio na qualidade do ar interior causa agravos à saúde dos ocupantes e visitantes. Desta forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, e muitos países mantêm e seguem, padrões e critérios para a qualidade do ar no interior dos ambientes climatizados por ar condicionado, onde locais ocupados ou frequentados por muitas pessoas, esse cuidado é especialmente importante. Objetivos: Analisar, por meio de um levantamento bibliográfico de cunho qualitativo exploratório, como a qualidade do ar interior pode causar danos à saúde, somado a uma avaliação de dois ambientes localizados na cidade de Manaus/AM. Material e Métodos: Consistiu no levantamento bibliográfico acerca do tema escolhido, assim também, como a realização da análise da qualidade do ar interior de dois shopping centers da cidade de Manaus/AM realizada no mês de fevereiro de 2021, afim de verificar a sua relação com a saúde pública. Para isso, foram utilizados materiais de uso permanente, consumo e serviços na realização da coleta dos parâmetros de concentração de CO2, temperatura, umidade relativa, velocidade do ar, concentração de material particulado, concentração de fungos, bolores e bactérias para posterior comparação com os parâmetros aceitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resultados: Através da comparação dos parâmetros físico-químicos e biológicos da qualidade do ar interior dos shoppings com os parâmetros aceitos pela ANVISA, foi possível observar que os dois ambientes monitorados apresentaram conformidade para todos os parâmetros analisados, atendendo os limites estabelecidos pela legislação. Conclusão: Essa pesquisa tem como contribuição social integrar a literatura existente sobre avaliação da qualidade do ar interior, pois os ambientes analisados são shoppings com elevada popularidade na cidade de Manaus/AM, além de contribuir com pesquisas futuras. Portanto, a importância deste trabalho está ligada não somente a verificação do cumprimento da legislação, mas principalmente apresentar os possíveis danos que um ambiente com má qualidade do ar interior pode causar a saúde humana.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.