O DESCASO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: O IMINENTE COLAPSO AMBIENTAL GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2029Palavras-chave:
COLAPSO AMBIENTAL, SOCIEDADES, ERAS GEOLÓGICASResumo
Introdução: As transformações das civilizações ao longo da história é um fenômeno natural. Nas sociedades modernas e contemporâneas a ocorrência e a intensidade de tais fenômenos se aceleraram com as ações antrópicas. Talvez esse seja o principal problema da humanidade. Criou-se uma nova era geológica, o “Antropoceno” ou “Era da Humanidade”. Conceito controverso na comunidade científica, mas as evidências são significativas, dando crédito a teoria. Termo, criado em 1980 pelo biólogo “Eugene Stoermer”, popularizado pelo Prêmio Nobel de Química “Paul Crutzen” em meados do ano de 2000, com raízes no grego “anthropos” = homem e “cenos” = novo. Esse sufixo nomeia o conjunto de épocas do período “Quaternário” que vivemos atualmente. O “Painel do IPCC”, divulgado no mês de agosto de 2021, dá-nos visão global da gravidade e justifica a pesquisa. Objetivos: Observar se a sociedades estão se mobilizando para amenizar as mudanças climáticas e se estão conseguindo mudar o comportamento histórico de negligenciar o meio ambiente. Material e Métodos: Pesquisa básica, qualitativo, exploratório e bibliográficos, com objetivo descritivo. A metodologia é a análise documental (redução, apresentação, delineamento, verificação dos resultados e conclusão). Resultados: A revisão bibliográfica, os documentos pesquisados e observações ao longo da pesquisa, levam-nos crer que as sociedades não se conscientizaram da gravidade que o tema deve ser tratado. Os esforços das instituições mundiais, como ONU etc.; esclarecendo as sociedades do problema, esforços que ainda carecem de melhora e as evidências como os recentes desastres naturais espalhados por todas as regiões do planeta, aliado a divulgação do documento do clima pelo “IPCC” em 2021, a ciência terá muito trabalho para mudar o comportamento das sociedades. Conclusão: É crucial, mudar o comportamento das sociedades para amenizar o avanço das mudanças climáticas. Ações globais e unificadas do setor produtivo mundial, ajuda e reduz o consumo, a exploração dos recursos naturais, da geração de lixo, poluição das águas superficiais e subterrâneas, do solo e da atmosfera.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.