EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSUMO E CONSUMISMO: A IMPORTÂNCIA DA PSIQUE HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1718Palavras-chave:
CONSUMO, CONSUMISMO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PSIQUE-HUMANAResumo
Introdução: O debate das questões ambientais cada vez mais urgentes, dão ênfase a educação ambiental, com o objetivo de conscientizar o sujeito sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais. Sugere-se trabalhar a psique-humana e suas dimensões relacionadas ao consumo e consumismo, para o entendimento da relação do homem com o meio. Com isso, além da conscientização, provocar uma mudança de comportamento “contra ambiental’ para o “pró ambiental”, o que a educação ambiental sozinha ainda não conseguiu. Abordaremos temos como sociedade de consumo, indústria cultural e cultura de massa, revolução industrial, processos produtivos e embalagens, uso de papel e plástico pela indústria, etc. Objetivos: Apresentar o conceito de consumo, consumismo e sua íntima relação com a educação ambiental. Trazer a luz da discussão a importância da psique humana no equilíbrio dessa relação e suas funções. Metodologia: De natureza básica, qualitativa na modalidade exploratória. Os sujeitos da pesquisa são alunos do curso de mestrado profissional do 3º semestre do ano de 2020 de um instituto federal no estado do Espírito Santo. A coleta de dados será durante as aulas expositivas, webnars, seminários, etc. A analise do material. Resultados: Demonstra que a Ed. Ambiental por si só, não consegue estimular no sujeito a mudança do comportamento ou modelo de consumo adotado, como forma de recuperar e preservar o meio ambiente. São necessários outras ferramentas como a introdução do conhecimento do funcionamento da psique humana e a sociedade de consumo, antes de se trabalhar conteúdos da Ed. Ambiental. A psique humana quando não saudável, influencia negativamente em diversas áreas da vida do indivíduo, principalmente nas questões relacionadas ao consumo. Conclusão: Conclui-se que, é fundamental para a Ed. Ambiental o aporte de noções existenciais, que colaborem para que o sujeito, compreenda os processos psíquicos individuais e/ou coletivos que afetam sua tomada de decisões em várias áreas do conhecimento, inviabilizando mudanças de atitude que colaborem com a teoria e a prática da Ed. Ambiental par aa recuperação e preservação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.