A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2022Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENERGIA ELÉTRICA, LUDICIDADE, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: À medida que ocorre um crescimento das cidades e um desenvolvimento da economia local, regional ou nacional apoiados em práticas econômicas, sociais e ambientais não sustentáveis, há um aumento progressivo na demanda por energia elétrica. Apesar de cerca de 83% da energia elétrica produzida no Brasil ser proveniente de fontes de recursos renováveis, como por exemplo, a água, o vento e a luz do sol, isso não representa necessariamente a ausência de problemas relacionados a impactos ambientais ou racionamento de energia elétrica. A educação ambiental tem um importante papel na construção de uma sociedade mais sustentável. Jogos e atividades lúdicas são importantes estratégias utilizadas no ensino-aprendizado que motivam estudantes no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi refletir sobre o uso de jogos e atividades lúdicas na educação ambiental como uma estratégia para a sensibilização do uso racional de energia elétrica. Metodologia: Utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica narrativa numa abordagem qualitativa. Resultado: A ludicidade empregada numa prática pedagógica, além de motivar o aluno e de aproximá-lo do contexto de seu cotidiano, tem o potencial de desenvolver habilidades, atitudes e competências. Existem diversas estratégias de jogos e atividades lúdicas que, conforme os objetivos pretendidos, podem ser adaptados e trabalhados nos diferentes níveis e modalidades de ensino para tratar sobre a relação entre sustentabilidade ambiental e uso racional da energia elétrica. Conclusão: É importante que se busque diversificar as estratégias didáticas conforme o contexto social, econômico e cultural dos estudantes. A ludicidade é um importante elemento que pode ser acrescentado às práticas pedagógicas na educação ambiental que visem conscientizar os estudantes sobre a importância do uso racional de energia elétrica para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.