ATENUANDO A BIOSSÍNTESE DE DESOXINIVALENOL EM GRÃOS DE TRIGO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2013Palavras-chave:
DESOXINIVALENOL, MICOTOXINAS, TRIGOResumo
Introdução: Desoxinivalenol (DON) é uma micotoxina biossintetisada principalmente pelo fungo Fusarium graminearum, causador da doença denominada giberela no trigo. Essa micotoxina afeta drasticamente a qualidade dos grãos e seus produtos subsequentes, e dependendo do nível de acúmulo, pode inviabilizar o processamento dos grãos tanto para alimentação humana quanto animal. Objetivos: O objetivo desse trabalho foi utilizar um polímero sulfatado denominado carragena para diminuir de forma indireta a biossíntese e acúmulo de DON em grãos de trigo. O trabalho foi conduzido durante a safra de trigo 2020 na região de Campo Novo - RS. Metodologia: O delineamento experimental foi de blocos totalmente casualizados com 4 repetições sendo os tratamentos 1 - controle (sem aplicação de produtos), 2 - apenas fungicida (Nativo (0,75 L/ha no perfilhamento) + Abacus (0,33 L/ha no elongamento) + Opera Ultra (0,75 L/ha no florescimento)), 3 - apenas carragena (Algomel PUSH 1,0L/ha), e 4 - fungicida + carragena (seguindo o descrito nos tratamentos 2 e 3). A carragena (Algomel PUSH) foi aplicada em dose única (1,0 L/ha) no início do perfilhamento junto à primeira aplicação de fungicida. A cultivar de trigo utilizada no experimento foi a cultivar TBIO Audaz. A deteção de micotoxinas foi performada via NIRs pelo laboratório Pegasus Science. Os dados foram analisados quanto a sua normalidade, submetidos a análise de variança e posteriormente tiveram suas médias comparadas por Tukey's HSD (5% de significancia). Resultados: Os tratamentos que fizeram utilização de carragena apresentaram efeito satisfatório na redução de acúmulo de DON em 23,1% e 35,3% quanto aplicada junto com os fungicidas (4) e sozinha (3) em comparação ao controle (1), respectivamente. Os tratamentos que receberam apenas fungicida (2) e o tratamento (1) controle não apresentaram diferença estatística, entretanto foram estatisticamente diferentes aos tratamentos que receberam carragena (3 e 4), os quais apresentaram-se estatisticamente idênticos. Em relação a utilização apenas de fungicidas (2) os tratamentos 3 e 4 tiveram redução no acúmulo de DON de 28,6% e 15,5%, respectivamente. Conclusão: A carragena mostrou-se como um excelente composto para ajudar na redução da biossíntese e acúmulo de DON em grãos de trigo, apresentando um efeito de longa duração considerando a época de aplicação que a mesma foi utilizada.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.