FERTILIZANTE ORGANOMINERAL NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE MELÃO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2008Palavras-chave:
ADUBAÇÃO, CUCUMIS MELO L, NUTRIÇÃOResumo
Introdução: O melão é uma olerícola consumida como fruta, muito importante ao mercado nacional e mundial. Para essa e qualquer outra cultura a produção de mudas é uma etapa importante do sistema de produção, pois é umas das etapas que necessitam de um bom manejo para que a cultura atinja bom desenvolvimento, ciclo uniforme, qualidade, vigor e excelência na produtividade. Dentre as práticas de manejo nesta etapa, o uso de produtos, como organominerais líquidos ainda é recente. Objetivos: Perante a isso, objetivou avaliar a consequência de diferentes dosagens do fertilizante foliar organomineral LANNOITE® no desenvolvimento de mudas de melão Eldorado 300, com propósito de alcançar resultados significativos, afim de agregar maior produtividade. Materiais e Métodos: O experimento foi conduzido no município de Uberlândia, Minas Gerais. Implantando no dia 01 de maio de 2020, com avaliação aos 30 DAS (dias após a semeadura). Utilizou-se bandejas com 100 células e substrato Bioplant plus, delimitando o experimental em (DIC), com quatro tratamentos e cinco repetições, dispondo as doses de forma: (Testemunha) T1-0; T2 -0,50 mL; T3-0,75 mL e; T4-1 mL. Foi necessário diluir o produto em proporção de 1.1. A média de comprimento da raiz (MCR), massa verde total (MFT), massa seca total (MST) e a média de número de folhas (MNF), foram os parâmetros de avaliação. Resultados: Ao fim da pesquisa, os resultados obtidos foram: T1- (MCR) 4.46, (MNF) 2, (MST) 0.89, (MFT) 79.74; T2-(MCR) 4.46, (MNF) 2.2, (MST) 0.75, (MFT) 69.91; T3- (MCR) 4.34, (MNF) 2.6, (MST) 0.75, (MFT) 64,17; T5- (MCR) 3.024, (MNF) 2.2, (MST) 1.15, (MFT) 99.58. Ao analisar os dados, observou que a dose de 1mL obteve resultado significativo em (MST) e (MFT), e as demais doses não auferiram resultados significativos em nenhum dos parâmetros. Conclusão: Conclui-se então que a aplicação do fertilizante organomineral na cultura do melão não altera significativamente o número de folhas e o comprimento de raiz em doses menores ou iguais a 1mL, mas na produção de massa de forragem e massa seca, a dosagem de 1mL mostra-se promissora para o aumento da eficiência.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.