INFLUÊNCIA DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO DE FEIJÃO PRETO
Resumo
Introdução: O feijão representa importante fonte de proteínas e energia, sendo comum à dieta da população brasileira. O país é o terceiro maior produtor do grão do mundo. Estudos acerca da germinação dessa cultura são de fundamental importância para promover informações sobre o desempenho de emersão das plântulas às diferentes profundidades de semeadura. Objetivo: Analisar a emersão de sementes de Phaseolus vulgaris L., quanto à velocidade e o índice de velocidade de germinação (IVG) em diferentes profundidades de plantio. Material e métodos: Foram utilizados quatro lotes, com 100 sementes cada, de feijão, variedade diamante negro. O experimento foi conduzido em ambiente de canteiro suspenso com tela de sombreamento. As sementes foram semeadas em tubetes, com medidas 140 mm x 40 mm. Foram utilizadas as profundidades de 01, 03, 06 e 09 cm. A cada tubete foi adicionado substrato de uso comum à hortaliças. Depois do plantio, foi feita irrigação diária. Para contabilizar o IVG e taxa de germinação, foi feita a observação diária das sementes germinadas. A taxa de germinação foi feita contabilizando o número de sementes germinadas no tempo de análise. O IVG foi calculado pelo somatório de plântulas germinadas/dia. Resultados: A média de germinação final das sementes foi de 88%, e o IVG total foi de 44 plântulas/dia. Para os quatro tratamentos, o IVG diminuiu notoriamente com o aumento da profundidade. Para a taxa de germinação, verificou-se significativa redução em profundidade de 9,0 cm. Notou-se que a sobrevivência das plântulas aumentou com a profundidade de 03 e 06 cm. Houve redução no número de dias para a emergência das plântulas, nas profundidades de 01 e 03 cm. A germinação teve seu início a partir das primeiras 24 horas do experimento, tendo seu pico germinativo ao terceiro dia avaliado. Ao oitavo dia, não foram encontradas novas plântulas germinadas. Conclusão: Observou-se efeito da profundidade de semeadura quanto à taxa de emergência de plântulas e o IVG. À profundidade de 03 cm, houve maior taxa e IVG de germinação, se comparada aos outros tratamentos. Inferiu-se que, com o aumento da profundidade de semeadura, os valores de taxa e IVG foram reduzidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.