INFLUÊNCIA ALELOPÁTICA DE EXTRATOS TÂNICOS DE UCUUBA NA GERMINAÇÃO DE ALFACE
Resumo
Introdução: Alelopatia, é um processo decorrente de metabolitos secundários ou primários das plantas que podem inibir sua germinação, crescimento ou desenvolvimento, dentre esses metabolitos encontramos as classes dos fenólicos, no qual temos como destaque o tanino que são comumente associados ao mecanismo de defesa dos vegetais. Objetivo: Deste modo, este estudo buscou avaliar a atividade alelopática de extratos tânicos das cascas de Ucuuba (Virola surinamensis (Rol.) Warb.) sobre o potencial germinativo das sementes da espécie bioindicadora cultivada comercialmente de alface (Lactuca sativa L). Material e métodos: Os extratos foram obtidos a partir de tratamentos com água destilada usando uma relação licor/casca de 15:1, os extratos foram impregnados em disco de papel-filtro e posteriormente colocados em placas de Petri, no qual recebeu 40 sementes alfaces com 4 repetições, totalizando 160 sementes, um controle (Água destilada autoclavada) posteriormente sendo incubadas em câmara de germinação (BOD), com condições de luz (160 W m-2), umidade relativa (80%) e temperatura constante à 25 °C e fotoperíodo de 12 h, as características avaliadas foram porcentagem de germinação (%) e índice de velocidade de germinação (IVG). Resultados: Os resultados mostram que os extratos de Virola surinamensis evidenciaram potencialidades alelopáticas, pois apresentaram um menor IVG (100,04) que os controles que apresentaram um IVG de 132, 87 demonstrando que o extrato de Ucuuba interferiu na velocidade de germinação das sementes, retardando a velocidade de germinação das mesmas quando se comparado ao controle, porém apresentou o índice de germinação significativamente igual ao controle, com os valores respectivamente (40,25 e 40,00 %). Conclusão: Com esse estudo pode concluir que o extrato apresenta um potencial alelopático pois retardou a emergência das sementes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.