IMPLANTAÇÃO DE HORTA ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE ÁGUAS CLARAS – DF

Autores

  • Érika Almeida de Sousa Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
  • Laryssa Lopo Mota Severo
  • Nayara Fideles Araújo
  • Lunalva Aurélio Pedroso Sallet

Resumo

Introdução: A utilização de plantas medicinais é uma tradição que vem desde os primórdios das civilizações e tem apresentado crescimento no decorrer dos anos, mostrando-se como alternativa em tratamentos, seja pela sua acessibilidade ou pela viabilidade econômica. Esta prática é assegurada pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), aprovada no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Portaria MS/ GM nº 971, que implementa ações e serviços de medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, visando a ampliação da atenção básica à saúde, assim como alternativas terapêuticas eficazes dentro do SUS. Objetivo: Implantar um horto acadêmico visando resgatar os saberes populares e tradicionais, incentivando a diminuição do uso de medicamentos convencionais; demonstrar os benefícios desta opção terapêutica; agregar conhecimento científico aos acadêmicos para exercício profissional. Material e métodos: O UNIPLAN destinou uma área de 200 m 2 para a implantação do horto, que foram cercados para proteção das plantas. Canteiros foram montados, adubados com matéria orgânica e instalado o sistema de irrigação. Resultados: Atualmente, o horto possui 27 espécies de plantas medicinais que são utilizadas em práticas pedagógicas, em trabalhos de iniciação científica, em doações a comunidade local e em treinamento de novos acadêmicos quanto a coleta, manuseio, secagem e armazenamento para que as plantas não percam suas qualidades medicinais. Assim como, a aplicação de protocolos de assepsia das plantas e a temperatura de secagem, preparando agentes orientados sobre a utilização das plantas medicinais, pois algumas delas podem apresentar toxicidade e a aplicação de métodos de preparo e utilização em tratamentos fitoterápicos. Conclusão: A implantação do horto é uma importante ferramenta no ensino acadêmico, bem como a criação de uma ligação entre o conhecimento científico e o popular, aproximando os acadêmicos e comunidade local.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Érika Almeida de Sousa, Lopo Mota Severo, L. ., Fideles Araújo, N. ., & Pedroso Sallet, L. A. . (2020). IMPLANTAÇÃO DE HORTA ACADÊMICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE ÁGUAS CLARAS – DF. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(1), 107. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/186