IMPACTOS DA INFLUENZA NA POPULAÇÃO BRASILEIRA: INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS E LETALIDADE
Resumo
Introdução: A influenza representa um marco histórico para a sociedade moderna porque foi a gripe que mais matou e impactou negativamente a sociedade humana, em vários períodos. A marca da morte de contingente de milhões de pessoas suscita ao redor do mundo o zelo da prevenção vacinal como principal ferramenta e compromete os sistemas de saúde internacionais para a cobertura de sua prevenção. Estudos atualizados atestam as ações neste sentido. A pesquisa e a divulgação de estudos atualizados sobre influenza podem ser um instrumento eficiente para preparar futuros profissionais da saúde, pois a verticalização sobre o tema trará visão crítica sobre a influenza. Objetivo: realizar uma revisão integrativa sobre a Influenza com enfoque em publicações científicas na área de Epidemiologia/Saúde Pública dos últimos cinco anos, arrolando os assuntos prevalentes. Métodos: Estudo foi realizado a partir das bases de dados: Lilacs, Scielo, Google Acadêmico, Pubmed/NCBI, PAHOS-OPAS/OMS, por meio dos descritores: influenza and infecções respiratórias, influenza and letalidade, influenza and infecções respiratórias and letalidade. Resultados: Foram selecionados artigos 6.927 artigos por meio da leitura do título e resumo dos estudos que publicados entre 2015 e 2020. Foram excluídos 6.901, dos quais 6.882 não atendiam aos critérios de inclusão e 19 era duplicidade. Restaram, portanto, 26 artigos que foram incluídos e analisados na íntegra. Conclusão: Nos últimos cinco anos houve importante aumento da produção científica no campo de estudo da Influenza. Os assuntos prevalentes foram sobre as populações/sociedade e políticas públicas, provavelmente por ser a maior preocupação demonstrada pelos pesquisadores das instituições de cursos de pós-graduação e visaram debater sobre os impactos na sociedade das ações implementadas pelas políticas públicas do governo brasileiro com relação a Influenza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.