EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL NASCENTE DO GARCIA: UMA ANÁLISE DO PROJETO PROTETORES DA BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1808Palavras-chave:
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INSTITUTO PARQUE DAS NASCENTES, PARQUE DAS NASCENTESResumo
Introdução: Atualmente enfrentam-se muitos problemas socioambientais e o ataque as Unidades de Conservação (UCs). As UCs de proteção integral são de suma importância para a proteção das áreas naturais, para a preservação e conservação da biodiversidade e apresentam potencial para desenvolver atividades em Educação Ambiental (EA) e sensibilizar a comunidade referente à mudança de hábitos. É necessário abordar atividades em EA nas UCs e no entorno, para que a comunidade se sinta parte integrante do processo tornando-se mais participativa preservação. E a partir desta problemática foi desenvolvida uma pesquisa no Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia que desenvolve um projeto nomeado “Protetores da Biodiversidade” que atua em conjunto com a Escola Básica Municipal Pedro II e a comunidade do entorno. Este projeto está vinculado ao Termo de Parceria firmado entre o Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e com a parceria da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS). Objetivo: Analisar as contribuições do projeto “Protetores da Biodiversidade”, desenvolvido nas relações Parque e a comunidade do bairro Progresso localizada no entorno do Parque para EA. Material e métodos: Com base em um estudo de caso, geraram-se dados por meio de entrevista com o presidente do IPAN e análise de informações online disponíveis no site do IPAN e a elaboração de um roteiro de leitura para a sistematização de dados coletados, identificando a prática educativa, os objetivos, o local de realização, as pessoas envolvidas e uma descrição das atividades. Resultados: A partir das análises das práticas educativas desenvolvidas e através dos depoimentos relatados percebe-se que o projeto fez com que os protetores e a comunidade se aproximassem do Parque e pudessem assim conhecer e entender o seu papel e sua importância na sociedade, fez com que a comunidade desenvolve-se um pensamento crítico sobre os problemas socioambientais e com isso a mudanças de hábitos. Conclusão: A comunidade reconhece da importância desse projeto em sua vida. Porém é necessários a sua continuidade para que um maior número de pessoas possam ser sensibilizadas ao longo do tempo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.