POLINIZANDO O SABER: PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E JOVENS UTILIZANDO ABELHAS COMO MODELO EDUCACIONAL

Autores

  • Nathália Oliveira Lima
  • Nádilla Gonçalves Andrade
  • Laiza Bezerra Lima
  • Joelson Sousa Junior
  • Gabriel Pereira Imolesi Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1805

Palavras-chave:

ABELHAS SEM FERRÃO, CONSERVAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, POLINIZAÇÃO

Resumo

Introdução: Nos últimos anos foi observado um declínio na população de abelhas e, sendo elas essenciais para o equilíbrio ecológico e para a agricultura, torna-se necessário conscientizar a população sobre a importância de sua conservação. Objetivo: Difundir conhecimento sobre abelhas para crianças e jovens e incentivar práticas conservacionistas. Materiais e métodos: Ao longo do ano de 2019, o projeto “Polinizando o Saber” visitou as crianças dos denominados Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no município de Palmas-TO levando para as escolas palestras e materiais didáticos como caixas didáticas que permitiam a visualização de ninhos de abelhas sem ferrão (ASFs) e produtos dessas abelhas. Em 2021, o projeto passou a ocorrer de forma virtual. Foram desenvolvidos vídeos para servirem como material complementar em aulas de Ciências e de Biologia do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Tais vídeos foram lançados na plataforma Youtube e utilizam as abelhas como modelo para explicar conceitos biológicos e conscientizar sobre a importância de sua conservação. Resultados: Durante a atuação presencial, o projeto atingiu um total de 11 CMEIs. Muitos alunos nunca tinham ouvido falar de abelhas nativas ou abelhas sem ferrão, outros associavam automaticamente à picada da abelha Apis mellifera. O único produto das abelhas que eles já tinham contato e sabiam o uso foi o mel. Os demais produtos, como própolis e pólen, o primeiro contato foi através do projeto. O Polinizando o Saber Online até o momento conta com 185 inscritos no canal do YouTube e lançou 6 vídeos, os quais somados obtiveram 500 visualizações. A versão virtual permitiu expandir o projeto para fora do município de Palmas,  foram recebidos relatos de pessoas de diferentes estados que tiveram acesso aos vídeos. Conclusão: O conhecimento acerca das abelhas ainda é incipiente na população de modo geral. As ações desenvolvidas estão ajudando a mudar isso e assim contribuir para que as novas gerações possam agir em prol da conservação desses seres.

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Lima, N. O., Andrade, N. G., Lima, L. B. ., Junior, J. S., & Barbosa, G. P. I. . (2021). POLINIZANDO O SABER: PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E JOVENS UTILIZANDO ABELHAS COMO MODELO EDUCACIONAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 121. https://doi.org/10.51189/rema/1805

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental