PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO COM ALUNOS DE 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO SESI TAGUATINGA/DF
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1800Palavras-chave:
ÓLEO, RECICLAGEM, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTALResumo
Introdução: Um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial, ainda é o lixo e buscas por alternativas para o reaproveitamento desses resíduos, o que vêm crescendo em diversos projetos nas escolas. Sabe-se que óleos de cozinha são gerados em grande quantidade e, quando despejados em lugares impróprios e de forma incorreta causam a contaminação do corpo hídrico além de entupir a rede de esgoto. Sabendo disso, foi proposto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, adotada no currículo do SESI/DF, o Projeto Sabão Ecológico, que foi desenvolvido nas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga/DF, tendo como tema central da SNCT/2019 a Bioeconomia. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de reutilizar o óleo de cozinha como alternativa para amenizar os impactos causados por este, quando descartado de forma incorreta no ambiente. Material e Métodos: O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ciências, Matemática e Projetos em 2 etapas, consistindo na coleta de óleo de cozinha usado e divisão das turmas de 8º anos em 6 grupos menores, ficando cada grupo com um tópico para pesquisa: 1-Levantamento de dados sobre a utilização de óleo proveniente de frituras; 2- Impacto ambiental provocado pelo descarte inadequado de óleo; 3-História do surgimento do sabão; 4-Química da produção de sabão pelo processo de saponificação; 5- Confecção de folders ou panfletos para conscientização da comunidade escolar sobre a reutilização do óleo; 6- Confecção de receitas de diferentes tipos de sabão. A segunda etapa do trabalho consistiu na apresentação para toda a comunidade escolar durante a Feira de Ciências, por meio de apresentações que se deu por painéis, banners, maquetes, cartazes, slides impressos, além da entrega de sabão líquido e em barra para os convidados. Resultados: Todos os alunos envolvidos ficaram responsáveis pela produção de sabão em barra e sabão líquido, acompanhados pelas professoras orientadoras. Conclusão: Concluiu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas possibilita ampliar o conhecimento, tanto da comunidade escolar quanto dos educadores, tendo como ponto principal a integração da teoria e a prática a favor da conscientização e da preservação ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.