EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UFPA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Deyse Danielle Souza da Costa
  • Antonio Rodrigues Da Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1795

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PLANO DE MANEJO, PÓS-GRADUAÇÃO, RESEX MARINHA

Resumo

Introdução: a discussão que aqui se propõe é pautada na perspectiva crítica de educação ambiental na análise das contribuições de quatro programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o desenvolvimento local, através da estruturação e desdobramentos do Plano de Manejo das Reservas Extrativistas Marinhas situadas no litoral paraense. Tal região sofre acentuado processo de antropização, que ameaça tanto o importante ecossistema de manguezal como os recursos naturais que compõem fonte básica de subsistência das populações locais. Objetivos; investigar as contribuições de programas de Pós-Graduação da UFPA a Educação Ambiental voltada para o desenvolvimento local nas RESEXs do nordeste paraense, levando em consideração proposições formativas baseadas nas necessidades socioambientais locais, a efetivação de parcerias com outros órgãos e com as comunidades locais por meio de suas instituições gestoras (associações). Material e método; Para tanto, utiliza-se de acervos científicos (teses, dissertações, artigos e livros) que abordam tal temática e em bancos de dados de instituições oficiais, ancorados no método interdisciplinar que permite uma abordagem mais ampla das discussões socioambientais. Resultados; a análise proposta não parte de um entendimento de contribuição limitada à construção estanque de um documento normativo desvinculado das reais necessidades das comunidades tradicionais, mas, sobretudo, da interação com tais comunidades e da proposição de práticas e ações que se alicercem nos reais e específicos problemas ambientais enfrentados por esses atores sociais, que se sustentem em estratégias com avaliações constantes e que se materializem a curto, médio e longo prazo. Exemplo da necessidade da continuidade deste diálogo é o quantitativo de parcerias, a oferta mínima de eventos e processos formativos destinados a redução do considerável atraso ou a não elaboração do plano de manejo das Resex Marinhas no prazo de cinco anos após a sua criação, como estipula a legislação vigente. Conclusão; ocorre de fato uma relação estabelecida entre os quatros programas de Pós-Graduação da UFPA e as comunidades tradicionais que compõem as RESEX do litoral paraense, no entanto, fica evidente que há necessidade de ampliação de tais contribuições para o fortalecimento do desenvolvimento local. 
 

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Costa, D. D. S. da, & Júnior, A. R. D. S. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UFPA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 111. https://doi.org/10.51189/rema/1795

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental