EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A CONTRIBUIÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO DA UFPA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1795Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PLANO DE MANEJO, PÓS-GRADUAÇÃO, RESEX MARINHAResumo
Introdução: a discussão que aqui se propõe é pautada na perspectiva crítica de educação ambiental na análise das contribuições de quatro programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o desenvolvimento local, através da estruturação e desdobramentos do Plano de Manejo das Reservas Extrativistas Marinhas situadas no litoral paraense. Tal região sofre acentuado processo de antropização, que ameaça tanto o importante ecossistema de manguezal como os recursos naturais que compõem fonte básica de subsistência das populações locais. Objetivos; investigar as contribuições de programas de Pós-Graduação da UFPA a Educação Ambiental voltada para o desenvolvimento local nas RESEXs do nordeste paraense, levando em consideração proposições formativas baseadas nas necessidades socioambientais locais, a efetivação de parcerias com outros órgãos e com as comunidades locais por meio de suas instituições gestoras (associações). Material e método; Para tanto, utiliza-se de acervos científicos (teses, dissertações, artigos e livros) que abordam tal temática e em bancos de dados de instituições oficiais, ancorados no método interdisciplinar que permite uma abordagem mais ampla das discussões socioambientais. Resultados; a análise proposta não parte de um entendimento de contribuição limitada à construção estanque de um documento normativo desvinculado das reais necessidades das comunidades tradicionais, mas, sobretudo, da interação com tais comunidades e da proposição de práticas e ações que se alicercem nos reais e específicos problemas ambientais enfrentados por esses atores sociais, que se sustentem em estratégias com avaliações constantes e que se materializem a curto, médio e longo prazo. Exemplo da necessidade da continuidade deste diálogo é o quantitativo de parcerias, a oferta mínima de eventos e processos formativos destinados a redução do considerável atraso ou a não elaboração do plano de manejo das Resex Marinhas no prazo de cinco anos após a sua criação, como estipula a legislação vigente. Conclusão; ocorre de fato uma relação estabelecida entre os quatros programas de Pós-Graduação da UFPA e as comunidades tradicionais que compõem as RESEX do litoral paraense, no entanto, fica evidente que há necessidade de ampliação de tais contribuições para o fortalecimento do desenvolvimento local.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.