GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1792Palavras-chave:
GEOPROCESSAMENTO, FERRAMENTA, EDUCAÇÃO AMBIENTALResumo
Introdução: A discussão sobre Educação Ambiental vem se destacando nos últimos anos. O conceito a ela atribuído é de extrema importância, pois tem forte relação entre o homem e o meio ambiente. De modo geral, a educação ambiental é o processo que teoricamente consiste em proporcionar uma compreensão de forma crítica, em um ambiente global, que de certa forma vem para desenvolver atitudes, como uma posição consciente e participativa. Objetivo: Diante disso, este estudo tem objetivo de refletir acerca da utilização do geoprocessamento quando utilizado como ferramenta metodológica aplicada à educação ambiental. Materiais e métodos: Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, buscando através dos descritores: “geoprocessamento”, “educação” e “meio ambiente” nos bancos de dados do Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES. Na busca, foi encontrado um total de 20.700 textos na base do Google Scholar e cerca de 174 artigos no Portal de Periódicos da CAPES, dos quais foram selecionados 10 artigos para esta revisão. Com relação a forma de escolha dos trabalhos selecionados, esse procedimento foi realizado através da leitura preliminar somente de resumos, com o intuito de identificar aqueles pertinentes ao tema em estudo e excluir os demais. Resultados: Com a análise dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas de geoprocessamento podem ser ferramentas imprescindíveis para a educação ambiental, tendo em vista que através das geotecnologias é possível verificar uma série de aspectos ambientais como: uso e cobertura do solo, poluição da água e do ar, disposição irregular de resíduos e dentre outros atributos que podem ser valiosos aliados quando estudados integrando geoprocessamento e educação ambiental. Conclusão: Finalmente, pode-se afirmar que mediante a necessidade de ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias são imprescindíveis. No contexto da educação ambiental, a inferência também é válida, evidenciando a aplicabilidade pedagógica das geotecnologias.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.