GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Daniel Assunção Pantoja
  • Daniela Assunção Pantoja
  • José Paulo Gaia Assunção
  • Derivaldo Magalhães Farias
  • Vagner Paz Da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1792

Palavras-chave:

GEOPROCESSAMENTO, FERRAMENTA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Resumo

Introdução: A discussão sobre Educação Ambiental vem se destacando nos últimos anos. O conceito a ela atribuído é de extrema importância, pois tem forte relação entre o homem e o meio ambiente. De modo geral, a educação ambiental é o processo que teoricamente consiste em proporcionar uma compreensão de forma crítica, em um ambiente global, que de certa forma vem para desenvolver atitudes, como uma posição consciente e participativa. Objetivo: Diante disso, este estudo tem objetivo de refletir acerca da utilização do geoprocessamento quando utilizado como ferramenta metodológica aplicada à educação ambiental. Materiais e métodos: Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, buscando através dos descritores: “geoprocessamento”, “educação” e “meio ambiente” nos bancos de dados do Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES. Na busca, foi encontrado um total de 20.700 textos na base do Google Scholar e cerca de 174 artigos no Portal de Periódicos da CAPES, dos quais foram selecionados 10 artigos para esta revisão. Com relação a forma de escolha dos trabalhos selecionados, esse procedimento foi realizado através da leitura preliminar somente de resumos, com o intuito de identificar aqueles pertinentes ao tema em estudo e excluir os demais. Resultados: Com a análise dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas de geoprocessamento podem ser ferramentas imprescindíveis para a educação ambiental, tendo em vista que através das geotecnologias é possível verificar uma série de aspectos ambientais como: uso e cobertura do solo, poluição da água e do ar, disposição irregular de resíduos e dentre outros atributos que podem ser valiosos aliados quando estudados integrando geoprocessamento e educação ambiental. Conclusão: Finalmente, pode-se afirmar que mediante a necessidade de ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias são imprescindíveis. No contexto da educação ambiental, a inferência também é válida, evidenciando a aplicabilidade pedagógica das geotecnologias. 

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Pantoja , D. A. ., Pantoja, D. A. ., Assunção, J. P. G., Farias, D. M. ., & Silva, V. P. D. . (2021). GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 108. https://doi.org/10.51189/rema/1792

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental