A CONSTRUÇÃO DE HORTAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Leonardo Khaoê Giovanetti
  • Ceyça Lia Palerosi Borges
  • Micaelli Lobo Dos Santos
  • Lisandro Tomas Da Silva Bonome

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1790

Palavras-chave:

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, HORTALIÇAS, RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTABILIDADE

Resumo

Introdução:A Educação Ambiental é um importante instrumento para o alcance da sustentabilidade e deve ser abordada em todos os níveis do processo educativo a fim de impulsionar ações que priorizem o meio ambiente e a sociedade. A construção de hortas escolares se torna relevante para apresentar conceitos relacionados ao meio ambiente de forma didático-prática e interdisciplinar, aliada a visão sistêmica que proporcionam a interpretação crítica e reflexiva em relação ao ambiente. Objetivos:Buscou-se fomentar a Educação Ambiental a partir da construção de hortas e realização de oficinas em duas escolas do município de Rio Bonito Iguaçu-PR através da extensão universitária. Material e métodos:As atividades foram conduzidas por estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus Laranjeiras do Sul (PR) e realizadas entre julho e dezembro de 2016 nos colégios estaduais rurais Iraci Salete Strozak e Pinhalzinho. Contemplaram toda o planejamento, construção e produção de hortas e realização de dinâmicas sobre a temática com estudantes do ensino básico e médio. Resultados:O projeto alcançou 663 pessoas, entre alunos (89%), professores (8%) e a comunidade escolar (3%), com encontros quinzenais entre os extensionistas e público alvo. Neste período foi realizado a revitalização e preparo do espaço para as hortas, arrecadação de garrafas pet, construção de sementeiras, preparo de bandejas de mudas e canteiros, adubação orgânica, instalação de sombrites, planejamento e plantio de mudas, cuidados com a horta e oficinas sobre compostagem, educação alimentar, biofertilizantes e plantas medicinais. Todas as ações foram protagonizadas pelos alunos das escolas e orientadas pelos docentes e discentes da UFFS, de forma a colocar os alunos como agente principal na construção do conhecimento na busca pela conscientização ambiental. A produção da horta foi destinada a alimentação escolar e/ou venda para a comunidade, com renda revertida para as escolas envolvidas. Conclusão:Este trabalho permitiu que a abordagem de temas como manejos sustentáveis na produção de alimentos, importância dos recursos naturais, reciclagem e soberania alimentar fossem debatidos de maneira didática e participativa com os alunos em processo de formação de forma multidisciplinar, além de propiciar a construção da área produtiva (hortas) para a comunidade.

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Giovanetti , L. K. ., Borges, C. L. P. ., Santos, M. L. D. ., & Bonome, L. T. D. S. . (2021). A CONSTRUÇÃO DE HORTAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 106. https://doi.org/10.51189/rema/1790

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental