A CONSTRUÇÃO DE HORTAS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1790Palavras-chave:
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, HORTALIÇAS, RELATO DE EXPERIÊNCIA, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução:A Educação Ambiental é um importante instrumento para o alcance da sustentabilidade e deve ser abordada em todos os níveis do processo educativo a fim de impulsionar ações que priorizem o meio ambiente e a sociedade. A construção de hortas escolares se torna relevante para apresentar conceitos relacionados ao meio ambiente de forma didático-prática e interdisciplinar, aliada a visão sistêmica que proporcionam a interpretação crítica e reflexiva em relação ao ambiente. Objetivos:Buscou-se fomentar a Educação Ambiental a partir da construção de hortas e realização de oficinas em duas escolas do município de Rio Bonito Iguaçu-PR através da extensão universitária. Material e métodos:As atividades foram conduzidas por estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, campus Laranjeiras do Sul (PR) e realizadas entre julho e dezembro de 2016 nos colégios estaduais rurais Iraci Salete Strozak e Pinhalzinho. Contemplaram toda o planejamento, construção e produção de hortas e realização de dinâmicas sobre a temática com estudantes do ensino básico e médio. Resultados:O projeto alcançou 663 pessoas, entre alunos (89%), professores (8%) e a comunidade escolar (3%), com encontros quinzenais entre os extensionistas e público alvo. Neste período foi realizado a revitalização e preparo do espaço para as hortas, arrecadação de garrafas pet, construção de sementeiras, preparo de bandejas de mudas e canteiros, adubação orgânica, instalação de sombrites, planejamento e plantio de mudas, cuidados com a horta e oficinas sobre compostagem, educação alimentar, biofertilizantes e plantas medicinais. Todas as ações foram protagonizadas pelos alunos das escolas e orientadas pelos docentes e discentes da UFFS, de forma a colocar os alunos como agente principal na construção do conhecimento na busca pela conscientização ambiental. A produção da horta foi destinada a alimentação escolar e/ou venda para a comunidade, com renda revertida para as escolas envolvidas. Conclusão:Este trabalho permitiu que a abordagem de temas como manejos sustentáveis na produção de alimentos, importância dos recursos naturais, reciclagem e soberania alimentar fossem debatidos de maneira didática e participativa com os alunos em processo de formação de forma multidisciplinar, além de propiciar a construção da área produtiva (hortas) para a comunidade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.