UMA ANÁLISE MALTHUSIANA DE COMO O PROCESSO DE PRODUÇÃO EUROCÊNTRICO AFETA OS BIOMAS TENDO COMO CONSEQUÊNCIA A DISSEMINAÇÃO DE VÍRUS PATOGÊNICOS (PANDEMIAS)
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1789Palavras-chave:
BIOMAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEOPOLÍTICA, PANDEMIAResumo
Introdução: O advento da pandemia provocada pelo COVID-19 ceifando milhares de vidas em todo o globo, tem desestruturado os processos de produção, colocando em choque estruturas econômicas que até então se mostravam sólidas faz acender mais um sinal de alerta na relação entre homem e a natureza. Sabemos que todas as epidemias registradas até então aconteceram através do contato do homem com biomas desconhecidos e com eles elementos patogênicos adversos, isto aconteceu com a peste negra na idade média, com os silvícolas americanos quando teve contato com o europeu, com a AIDS de origem africana e tantos outros. A questão que se impõe é que enquanto permanecer este modo de produção eurocêntrico tais contatos serão inevitáveis como também novas pandemias, já que as anteriores, como no caso da malária, febre amarela e possivelmente a covid-19 se tornaram endemias. Objetivos: este artigo tem como objetivos: apresentar as origens deste pensamento que de agora em diante será denominado imperialista eurocêntrico, discute atualiza a equação de Malthus colocando em evidencia o esgotamento dos recursos naturais, os limites tecnológicos impostos pelo processo de produção industrial e a cultura alimentar. Material e métodos: Através de uma revisão bibliográfica o estudo se divide em primeiro estabelecer as bases culturais do pensamento imperialista eurocêntrico, suas principais características e diferenças de outros modelos de produção; a partir da equação de Malthus analisa a intervenção governamental e a educação ambiental. Resultados: a partir dos elementos culturais constitutivos dos três elementos que compõe a visão eurocêntrica imperialista entende-se suas opções de produção e os seus custos ambientais decorrentes, a atualização malthusiana mostra sua inevitabilidade se não for mudado os modos de produção e a proliferação de outras tantas epidemias. Conclusão: este estudo aponta que somente uma intervenção governamental a nível global com uma profunda consciência ecológica é possível impedir o aparecimento e propagação de novas pandemias.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.