UMA ANÁLISE MALTHUSIANA DE COMO O PROCESSO DE PRODUÇÃO EUROCÊNTRICO AFETA OS BIOMAS TENDO COMO CONSEQUÊNCIA A DISSEMINAÇÃO DE VÍRUS PATOGÊNICOS (PANDEMIAS)

Autores

  • Josevam Lopes do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.51189/rema/1789

Palavras-chave:

BIOMAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GEOPOLÍTICA, PANDEMIA

Resumo

Introdução: O advento da pandemia provocada pelo COVID-19 ceifando milhares de vidas em todo o globo, tem desestruturado os processos de produção, colocando em choque estruturas econômicas que até então se mostravam sólidas faz acender mais um sinal de alerta na relação entre homem e a natureza. Sabemos que todas as epidemias registradas até então aconteceram através do contato do homem com biomas desconhecidos e com eles elementos patogênicos adversos, isto aconteceu com a peste negra na idade média, com os silvícolas americanos quando teve contato com o europeu, com a AIDS de origem africana e tantos outros. A questão que se impõe é que enquanto permanecer este modo de produção eurocêntrico tais contatos serão inevitáveis como também novas pandemias, já que as anteriores, como no caso da malária, febre amarela e possivelmente a covid-19 se tornaram endemias. Objetivos: este artigo tem como objetivos: apresentar as origens deste pensamento que de agora em diante será denominado imperialista eurocêntrico, discute atualiza a equação de Malthus colocando em evidencia o esgotamento dos recursos naturais, os limites tecnológicos impostos pelo processo de produção industrial e a cultura alimentar. Material e métodos: Através de uma revisão bibliográfica o estudo se divide em primeiro estabelecer as bases culturais do pensamento imperialista eurocêntrico, suas principais características e diferenças de outros modelos de produção; a partir da equação de Malthus analisa a intervenção governamental e a educação ambiental. Resultados: a partir dos elementos culturais constitutivos dos três elementos que compõe a visão eurocêntrica imperialista entende-se suas opções de produção e os seus custos ambientais decorrentes, a atualização malthusiana mostra sua inevitabilidade se não for mudado os modos de produção e a proliferação de outras tantas epidemias.  Conclusão: este estudo aponta que somente uma intervenção governamental a nível global com uma profunda consciência ecológica é possível impedir o aparecimento e propagação de novas pandemias.

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Nascimento, J. L. do . (2021). UMA ANÁLISE MALTHUSIANA DE COMO O PROCESSO DE PRODUÇÃO EUROCÊNTRICO AFETA OS BIOMAS TENDO COMO CONSEQUÊNCIA A DISSEMINAÇÃO DE VÍRUS PATOGÊNICOS (PANDEMIAS). Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 2(3), 105. https://doi.org/10.51189/rema/1789

Edição

Seção

I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental