REVISÃO SISTEMÁTICA: RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE UMA ÁREA TOTALMENTE DEGRADADA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1788Palavras-chave:
RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, ÁREA DEGRADADA, REVISÃO SISTEMÁTICAResumo
Introdução: O Brasil é o país que possui maior diversidade biológica, mas, desde a colonização, sofre com impactos no ecossistema oriundos das ações humanas, e com isso tomou-se cada vez mais importante a análise da degradação ambiental. Objetivo: O trabalho em questão possui o objetivo de abordar a viabilidade da restauração ambiental de uma área totalmente degradada, dissertando sobre metodologias já utilizadas e evidenciadas em artigos publicados, dos quais foram selecionados através da revisão bibliográfica. Para que assim, fosse possível concluir se é realmente viável essa regeneração. Metodologia: O material e método utilizados para a elaboração deste trabalho foram a revisão sistemática, de artigos científicos, através do método prisma, com a finalidade de selecionar as pesquisas mais completas para serem aplicadas como referenciais teóricos. A fim de, reunir uma coletânea de artigos sobre possíveis métodos a serem utilizados. Resultados: Após análises feitas, foram obtidos como resultados cinco artigos científicos, eleitos após a realização do fluxograma do método prisma, em seguida posteriormente a realização da análise qualitativa de cada artigo ,concluiu-se que com a utilização de diversas técnicas ambientais, é possível a restauração ecológica de uma área totalmente degradada. Conclusão: Além disso, foi constatado a eficiência dos regenerantes como indicador ecológico de restauração ambiental, a aplicabilidade de plantas jovens em áreas degradadas, e a transposição da serapilheira e do banco de sementes do solo como método para auxiliar a total recuperação ecológica de um solo. Ademais, a elaboração desse trabalho e as evidências supracitadas acerca das possíveis maneiras de recuperar um ambiente degradado, contribuíram para estudos ambientais com ênfase no reflorestamento, e para auxiliar o manejo de atividades que visem a regeneração de solos ecologicamente danificados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.